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Vivências do plantar e do comer: produção de sentidos em escolas com horta

Coelho, Denise Eugenia Pereira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública 2014-02-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Vivências do plantar e do comer: produção de sentidos em escolas com horta
  • Autor: Coelho, Denise Eugenia Pereira
  • Orientador: Bógus, Claudia Maria
  • Assuntos: Agricultura Urbana; Saúde Escolar; Promoção Da Saúde; Pesquisa Qualitativa; Educação Alimentar E Nutricional; Health Promotion; Food And Nutrition Education; Qualitative Research; School Health; Urban Agriculture
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Coleção Audioteca da FSP/USP
  • Descrição: Introdução: Diante do cenário social contemporâneo, que apresenta dilemas e contradições nos variados campos do conhecimento e âmbitos da vida, o desenvolvimento de ações educativas em saúde e alimentação passa pela ressignificação das práticas relacionadas ao cuidado. No campo da alimentação, é importante que as práticas educativas partam de uma compreensão da alimentação como um fato social e busquem resgatar o vínculo com o alimento e a natureza. A escola é um espaço destacado para desenvolver ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). As hortas escolares podem ser uma importante estratégia pedagógica, participativa e significante, com possibilidades de articular as disciplinas curriculares e de produzir um aprendizado pelo contato direto com o alimento e a natureza. Tem-se como questão central deste trabalho: que sentidos a horta pedagógica pode produzir na relação com a comida e na relação com a escola? Objetivo: Compreender a produção de sentidos na alimentação, entre os educadores, decorrente do envolvimento com a horta na escola. Material e métodos: Pesquisa qualitativa, com base na hermenêutica filosófica, desenvolvida em três escolas municipais do município de Embu das Artes, situado na região metropolitana de São Paulo. Como procedimentos de coleta de dados foram feitas entrevistas em profundidade com professores, funcionários e diretores das escolas, envolvidos nas atividades desenvolvidas nas hortas escolares. Resultados e discussão: O desenvolvimento da horta nas escolas produziu sentidos que dizem respeito: ao aprendizado horizontal e trocas de experiências; ao contato, ou seja, que permite a vivência e não apenas conteúdos teóricos; ao cuidado, pelas experiências subjetivas e intersubjetivas; ao estreitamento de vínculos com a natureza, com as pessoas, com a comida. As hortas escolares são uma importante proposta pedagógica, pois abrem diversas possibilidades para se pensar a relação com a alimentação e a saúde na sociedade contemporânea.
  • DOI: 10.11606/D.6.2014.tde-26012015-153730
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 2014-02-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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