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Avaliação dos resultados de um programa educativo para pacientes submetidos à intervenção coronária percutânea, um ano após a intervenção

Arantes, Eliana De Cássia

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2015-08-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Avaliação dos resultados de um programa educativo para pacientes submetidos à intervenção coronária percutânea, um ano após a intervenção
  • Autor: Arantes, Eliana De Cássia
  • Orientador: Rossi, Lidia Aparecida
  • Assuntos: Ansiedade; Intervenção Coronária Percutânea; Qualidade De Vida Relacionada A Saúde; Estudo Longitudinal; Educação Em Saúde; Depressão; Depression; Health-Related Quality Of Life; Anxiety; Longitudinal Research; Percutaneous Coronary Intervention; Health Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: As doenças cardíacas estão entre as condições crônicas consideradas como desafio para o setor saúde deste século e, nas próximas décadas, continuarão sendo a principal causa de morte global. Dentre as doenças cardiovasculares, a Doença Arterial Coronariana (DAC) é uma das mais importantes causas de morbimortalidade na população adulta. A Intervenção Coronária Percutânea (ICP) é uma das formas de tratamento da DAC. Deve ser acompanhada de medidas terapêuticas farmacológicas e não farmacológicas com o intuito de controlar a sua progressão e melhorar a qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS). Objetivo. Comparar as medidas de QVRS e de sintomas de ansiedade e de depressão um ano após à ICP, de acordo com o tipo de intervenção recebida (rotina do serviço ou programa educativo com seguimento por telefone). Método. Estudo observacional, de delineamento longitudinal no qual acompanhamos a evolução dessas variáveis de interesse em pacientes submetidos à primeira ICP, entre agosto/2011 e junho/2012, atendidos em um hospital universitário do interior do Estado de São Paulo e que participaram de um estudo clínico aleatorizado. No estudo de intervenção, 30 pacientes participaram de um Programa Educativo com seguimento por telefone (grupo intervenção-GI) e outros 30 receberam informações de acordo com a rotina do serviço (grupo controle-GC) antes da realização da ICP. Doze meses após a intervenção, avaliamos 56 desses pacientes, sendo 29 do GI e 27 do GC. Os dados foram coletados por entrevistas individuais realizadas durante os retornos ambulatoriais ou nas residências dos participantes A QVRS foi avaliada pelo Medical Outcomes Study: 36-Item Short Form Survey (MOS-SF-36) e os sintomas de ansiedade e depressão pela Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS), em suas versões validadas para o português. O teste T de Student para amostras independentes foi utilizado para comparar as medidas obtidas pelos instrumentos, segundo a participação ou não no Programa Educativo. O nível de significância adotado foi de 0,05. Resultados. Assim, como na avaliação feita antes da ICP, os grupos continuaram homogêneos nas caracterizações sociodemográficas obtidas, um ano após a intervenção. No GI, 58,6% eram homens, a média de idade foi de 64,6 anos e a maioria era casada (72,4%). No GC, 51,9% eram do sexo masculino, a média de idade foi 61,3 anos e 70,4% estavam casados. A avaliação da QVRS, 12 meses após a ICP, não mostrou diferenças estatisticamente significantes entre os dois grupos aos compararmos as médias dos oito domínios do SF-36. Em ambos os grupos, o domínio melhor avaliado foi Aspectos Sociais (M= 81,9 GI e M=72,7 GC; p=0,169) e o pior avaliado foi Aspectos Físicos (M= 55,2 GI e M=51,87 GC; p=0,777). Não constatamos diferenças entre os dois grupos também para as medidas de ansiedade (M= 6,33 GI e M=6,31 GC; p=0,981) e de depressão (M= 5,89 GI e M=5,31 GC; p=0,578). Conclusão. A participação em um programa educativo antes da ICP não teve efeito na determinação de uma melhor QVRS e menor presença de sintomas de ansiedade e de depressão, doze meses após a realização da intervenção
  • DOI: 10.11606/D.22.2015.tde-23112015-202751
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2015-08-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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