skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Minha vida como estudante no mundo dos brancos; My Life as a Student in White World

Duarte, Nelly

Revista de Antropologia; v. 60 n. 1 (2017); 47-54

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2017-05-12

Acesso online

  • Título:
    Minha vida como estudante no mundo dos brancos; My Life as a Student in White World
  • Autor: Duarte, Nelly
  • Assuntos: Ações Afirmativas; Racismo; Pós-Graduação; Povos Indígenas; Antropologia Social; Affirmative Action; Racism; Postgraduate Education; Amerindian Peoples; Social Anthropology
  • É parte de: Revista de Antropologia; v. 60 n. 1 (2017); 47-54
  • Descrição: Este texto foi escrito em função de um convite para conversar sobre a política de ação afirmativa para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como estudante indígena marubo, conto nestas páginas como aconteceu meu ingresso na sociedade não indígena. Esta reflexão passa necessariamente por uma apresentação de minha etnia e mais especificamente de minha família, o difícil caminho que me levou a estudar até chegar à universidade e, por fim, as maneiras que encontrei para vencer os obstáculos mais variados. Concluo com uma avaliação sobre a importância das ações afirmativas na pós-graduação e o papel das lideranças indígenas nesse processo.     
     This text was written due to an invitation to talk about the affirmative action policy for admission to the Postgraduate Program in Social Anthropology of the National Museum of the Federal University of Rio de Janeiro. As a Marubo indigenous student, I recount in these pages how my admission into non-indigenous society took place. This reflection necessarily involves a presentation of my ethnicity and more specifically my family, the difficult path that led me to study and enter university and finally the ways I found to overcome obstacles most diverse. I conclude with an assessment of the importance of affirmative action in postgraduate education and the role of indigenous leaders in this process.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/132066/128283
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2017-05-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.