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Adesão à marca como busca de sentido: um estudo comparativo entre experiência de consumo e experiência religiosa

Nery, Alberto Domeniconi

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2014-05-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Adesão à marca como busca de sentido: um estudo comparativo entre experiência de consumo e experiência religiosa
  • Autor: Nery, Alberto Domeniconi
  • Orientador: Vasconcelos, Esdras Guerreiro
  • Assuntos: Busca De Sentido; Secularização; Pós-Modernidade; Marcas Comerciais; Experiências Religiosas; Comportamento Consumidor; Consumer Behavior; Postmodernity; Religious Experiences; Search For Meaning; Comercial Brands; Secularization
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente trabalho apresenta o comportamento consumidor como uma das manifestações contemporâneas da religiosidade, e procura demonstrar como algumas marcas possuem características semelhantes às religiões ao proporcionarem aos seus consumidores sentido existencial. A pesquisa parte de uma breve descrição da capacidade simbólica dos seres humanos, como fonte das idéias e comportamentos religiosos, e responsável pela universalidade de tal fenômeno. Em seguida, o processo de secularização da sociedade judaico-cristã ocidental é apresentado como resultando entre outras conseqüências, em uma crise de plausabilidade das instituições religiosas e das explicações de ordem religiosas do universo, que caíram em descrédito, gerando o que Weber (1919) chamou de desencantamento do mundo. Se por um lado, com os grandes avanços científicos, as revoluções democráticas e o desenvolvimento industrial e econômico do mundo, entre os séculos 16 e 19, as perspectivas quanto aos avanços da sociedade eram as melhores possíveis, a chegada do século 20 não confirmou as expectativas. Pelo contrário, eventos como as duas grandes guerras, as crises econômicas e o surgimento de regimes ditatoriais totalitários, levaram o ser humano a perceber que, tal qual a religião, a ciência não dera conta de explicar e transformar o mundo e a sociedade. Assim, a contemporaneidade vivencia um resgate da religiosidade, uma espécie de reencantamento do mundo, que assume diferentes formas e conteúdos a partir da última fase da modernidade. O comportamento consumidor torna-se uma das manifestações contemporâneas da religiosidade, a relação com as marcas adquiri características semelhantes a da relação dos indivíduos com as religiões ao proporcionarem aos seus consumidores sentido existencial. Este fenômeno é exemplificado através do estudo de duas marcas, a Apple Computers, e o Sport Club Corinthians Paulista. A primeira parte da análise consistiu em uma identificação de conteúdos religiosos na estrutura, história e relação dos adeptos com as marcas, dentro do modelo de fenômeno religioso criado para este fim. Depois disso, para cada marca foram analisadas três entrevistas com adeptos das mesmas, e em seguida, feita uma análise de cada entrevista individualmente, que identificou características religiosas nas mesmas. Por fim, estas características identificadas e enfatizadas no discurso dos adeptos, foram analisadas à luz da noção de busca de sentido de Viktor Frankl
  • DOI: 10.11606/D.47.2014.tde-03122014-110340
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2014-05-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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