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Corpos de publicidade um estudo sobre veiculação publicitária através dos corpos das pessoas

Caio Cesar Sousa Camargo Prochno Peter Kevin Spink

1990

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (T HF5804 P963c e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Corpos de publicidade um estudo sobre veiculação publicitária através dos corpos das pessoas
  • Autor: Caio Cesar Sousa Camargo Prochno
  • Peter Kevin Spink
  • Assuntos: PROPAGANDA; CONSUMIDOR
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Investiga a conjuncao que se pode dar na sociedade atual entre publicidade e corpo, verificando como alguns individuos se sentem quando veiculam explicitamente publicidade em seus proprios corpos. Analisa, tambem, o processo de alienacao que pode estar presente nesse ato e se o conceito de alienacao tem sentido para essas pessoas. Entende a publicidade como uma nova obscenidade, uma nova pornografia, segundo a linha teorica de baudrillard. Realiza entrevistas centradas com 10 ss, de ambos os sexos, pertencentes a classe media, sendo 6 mais diretamente entrosados com a sociedade de consumo e frequentadores de academias de ginastica, e 4 que formam o grupo de contraste, constituido de nao frequentadores de academia de ginastica. Analisa as entrevistas tendo como principal ponto de investigacao as representacoes ideologicas incorporadas pelos integrantes dos dois grupos quanto a publicidade. Constata que a publicidade e uma das manifestacoes culturais e ideologicas mais potentes no interior da sociedade de consumo atual e que esta presente nos grandes centros metropolitanos do brasil. Conclui que a maioria dos entrevistados do primeiro grupo nao tem nenhum problema ou resistencia em veicular publicidade em seus corpos, o que nao acontece com o grupo de contraste, que e mais critico em relacao as manipulacoes da midia publicitaria
  • Data de criação/publicação: 1990
  • Formato: 408 p.
  • Idioma: Português

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