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Análise das relações existentes na legislação que orienta a formação profissional dos especialistas em educação física e desportos e os planos nacionais nas áreas educacionais e desportiva no Brasil

João Bosco da Silva Mario Nunes de Sousa

1983

Localização: EEFE - Esc. Educação Física e Esporte    (T 796.062 S-2 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Análise das relações existentes na legislação que orienta a formação profissional dos especialistas em educação física e desportos e os planos nacionais nas áreas educacionais e desportiva no Brasil
  • Autor: João Bosco da Silva
  • Mario Nunes de Sousa
  • Assuntos: LEGISLAÇÃO ESPORTIVA
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A educação física e Desportos no Brasil sempre foi valorizada pelas autoridades constituídas e daí o surgimento de todo um suporte legal que tornou obrigatória sua prática em todos os níveis e ramos da escolarização, além de leis e decretos que não só determinaram as fontes de inúmeros recursos, mas que instituíram a política e Planos nas áreas educacional e desportiva. Por outro lado, a formação dos especialistas em educação física e desportos é orientada por pareceres e indicações emanadas do CFE, orgão normador do MEC. Os planos nacionais nas áreas educacional e desportivas, têm origem no MEC, para em seguida serem aprovados pelo Congresso Nacional e sancionados pela Presidência da República. No presente estudo, analisamos a suporte legal que orienta a formação profissional do professor de educação física e do técnico desportivo e a legislação que credenciou especialistas de outras áreas ao exercício profissional em educação física e desportos, objetivando detectar as coerências, incoerências e conflitos. Em seguida a apreciação crítica da legislação existente, verificamos suas relações com os Planos Nacionais nas áreas educacional e desportiva, para após, concluir e propor as diretrizes básicas para elaboração de um currículo e outras recomendações no sentido de se introduzir as inovações que se fazem necessárias. Para se chegar às conclusões e recomendações foram examinados os documentos legais já referidos e relacionados com outras leis e decretos que instituíram e regulamentaram os planos nacionais nas áreas educacional e desportiva. A metodologia utilizou elementos de investigação histórica, explorando as fontes primárias e secundárias, que, após serem submetidas ás críticas internas e externas, foram posteriormente utilizadas. (Continua)
    (Continuação) Como conclusão podemos dizer que as relações existentes não são significativas, o que evidencia a necessidade de amplas reformulações a partir de uma postura crítica dos atuais especialistas, de modo a despertar para as ações que permitam passar do "senso comum à consciência filosófica"
  • Data de criação/publicação: 1983
  • Formato: 131 p.
  • Idioma: Português

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