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Mãos que tecem tapetes e realizam círculos: um estudo sobre a imaginação e a formação de educadores autores nas artes visuais

Araújo, Anna Rita Ferreira De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2012-04-27

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Mãos que tecem tapetes e realizam círculos: um estudo sobre a imaginação e a formação de educadores autores nas artes visuais
  • Autor: Araújo, Anna Rita Ferreira De
  • Orientador: Machado, Regina Stela Barcelos
  • Assuntos: Ensino De Artes Visuais; Formação De Professores Fenomenologia; Imaginação; Imagination; Phenomenology; Teacher Formation; Visual Arts Teaching
  • Notas: Tese (Doutorado) ; Bibliografia
  • Descrição: Imaginar é articular poeticamente, de maneira pessoal, única, os elementos internos, externos, materiais, imateriais, subjetivos e objetivos que perpassam e habitam a existência. Imaginação é potência, e como tal, o ser humano \"faz\" imaginação, e esse fazer é produto da ação/movimento do corpo todo, no sentido fenomenológico, que supera a separação corpo e alma. Seria, desde a infância, alicerçado na percepção, nas memórias, nos sonhos, na poiesis e no imaginário, que o ser constitui seu corpo-imaginante. Por entender a constituição da imaginação como um corpo físico/espiritual, concreto/abstrato, as suas qualidades e quantidades imaginantes se fazem à medida que ele se exercita ao longo de sua existência. Esta proposição teórica estabelece um estreito diálogo com os estudos fenomenológicos de Gaston Bachelard acerca da imaginação material. Para esta investigação foi realizado um curso-pesquisa no qual seriam criadas as condições necessárias para mergulhar nas possibilidades de uma formação de educadores autores das artes visuais por meio da imaginação e obter dados significativos que contribuíssem para a reflexão proposta. Os tapetes (metáforas poéticas) urdidos e encontrados pela investigação acerca da imaginação e os processos de criação docente são os tapetes revelados pelo corpo imaginante, que articulam movimentos fundantes do \"fazer imaginação\", a saber: os patchworks - montagens que articulam os movimentos de juntar e costurar; as tapeçarias - tessituras que articulam os movimentos de urdir, tramar e dar nós; os tapetes mágicos - suspensões que articulam os movimentos de transportar e transcender; os círculos de colheitas - vestígios que articulam os movimentos de retirar e marcar; e, por fim, as mandalas - sentidos que articulam os movimentos do ordenar e completar.
  • DOI: 10.11606/T.27.2012.tde-22022013-112828
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2012-04-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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