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Em busca da educação de qualidade em instituições públicas brasileiras de ensino superior: a nova dinâmica baseada na universidade empreendedora

Bulhões, Darline Maria Santos

GeSec : Revista de Gestão e Secretariado, 2022-11, Vol.13 (3), p.1122-1141 [Periódico revisado por pares]

São Paulo: Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo

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  • Título:
    Em busca da educação de qualidade em instituições públicas brasileiras de ensino superior: a nova dinâmica baseada na universidade empreendedora
  • Autor: Bulhões, Darline Maria Santos
  • Assuntos: Cultural heritage ; Entrepreneurs ; Higher education ; Quality of education
  • É parte de: GeSec : Revista de Gestão e Secretariado, 2022-11, Vol.13 (3), p.1122-1141
  • Descrição: Toda sociedade se utiliza de meios para transmitir seus costumes e conhecimentos às suas gerações futuras, sendo um deles a educação. Entretanto, a educação não deve ser vista apenas como uma transmissão de patrimônio cultural, mas sim como um processo contínuo e que perdura a vida toda. Quando se aborda o atual século, esse fato se torna primordial pois, agora, as oportunidades surgem para aqueles trabalhadores que estão altamente preparados para responder a situações inovadoras. Assim, para manterem-se ativos, os profissionais devem se converter em empreendedores, sendo neles desenvolvidos o perfil empreendedor por meio de uma educação profissional de qualidade. A educação de qualidade prepara as pessoas para a futuridade ao construir conhecimentos, habilidades, perspectivas, atitudes e valores para transformar as sociedades atuais em sociedades mais sustentáveis. Tamanha é a relevância do tema para os tempos vindouros da humanidade que, em 2015, foi criada uma agenda, desenvolvida pela Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável composta por dezessete objetivos, em direção a mudar o mundo. Um desses objetivos intitula-se de educação de qualidade e ele é decomposto em sete metas. Dentre essas metas, é abordado que os países devem ampliar, na sua população, o número de jovens e adultos que tenham habilidades para o empreendedorismo. Diante disso, fica perceptível a importância dada ao desenvolvimento das características empreendedoras na população. Como as instituições de ensino superior são as responsáveis pela formação profissional das pessoas, elas possuem uma atuação fundamental nesse processo devendo, assim, serem transformadas em universidades empreendedoras.
  • Editor: São Paulo: Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo
  • Idioma: Inglês;Português

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