skip to main content

Utilização e compreensão do computador: Um olhar no dia-a-dia do professor

Tofoli, Marcos Rogerio

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2003-09-19

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Utilização e compreensão do computador: Um olhar no dia-a-dia do professor
  • Autor: Tofoli, Marcos Rogerio
  • Orientador: Hosoume, Yassuko
  • Assuntos: Computador; Formação De Professores De Física; Utilização E Compreensão; Computer; Physics Teacher'S Education; Use And Understand
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidades Física e Química IF/FE/IQ
  • Descrição: A presença dos microcomputadores no ensino, os objetivos e as propostas para o seu uso têm sido objeto de diversas discussões e encaminhamentos, nos mais diferentes níveis de intervenções como o Ministério de Educação e Cultura (MEC) através de convênios com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, e também, nas instituições formadoras de professores como as universidades e centros de pesquisas. Uma breve análise, sobre trabalhos publicados nos últimos dez anos pela comunidade da área de Ensino de Física (Simpósios Nacionais de Ensino de Física, Revista Brasileira de Ensino de Física e Caderno Catarinense de Ensino de Física), identifica as diferentes contribuições que a tecnologia da informação aplicada à Educação pode proporcionar ao ensino da física, e aponta a existência de uma grande preocupação em produção e utilização de softwares/simuladores. Percebe-se a raridade em trabalhos relacionados diretamente com o professor diante a utilização do computador. O conhecimento das relações que os professores estabelecem com esse equipamento, seria o ponto de partida para o desenvolvimento de estratégias para sua utilização na educação. Assim, esse trabalho procura investigar as idéias dos professores de Física com relação à presença e ao uso de microcomputadores em seu cotidiano, incluindo seu cotidiano escolar. A pesquisa foi feita, por meio de questionários, com professores do ensino médio da rede pública. Os resultados indicam que os professores reconhecem o espaço dos microcomputadores no ensino, mas, mesmo reconhecendo sua importância e potencialidade, como a de facilitar e agilizar trabalho de preparação das aulas, de motivar as aulas ou de possibilitar realização de simulações experimentais, ainda não utilizam efetivamente esse instrumento em suas atividades pedagógicas. Também deixam de compreender que a partir do computador novas formas de transformar a prática pedagógica devem ser concebidas, o que indica a necessidade de uma atenção maior às possíveis relações que se deseja promover no processo educacional.
  • DOI: 10.11606/D.81.2003.tde-22092011-140027
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2003-09-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.