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Educomunicação na educação a distância o diálogo a partir das mediações do tutor

Luci Ferraz de Mello Ismar de Oliveira Soares

2010

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t301.16 M527e (corrigida) (anexo) )(Acessar)

  • Título:
    Educomunicação na educação a distância o diálogo a partir das mediações do tutor
  • Autor: Luci Ferraz de Mello
  • Ismar de Oliveira Soares
  • Assuntos: EDUCOMUNICAÇÃO; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; PROCESSO DA COMUNICAÇÃO; TECNOLOGIA EDUCACIONAL; EDUCOMUNICADORES; Ambientes Virtuais De Aprendizagem; Communication Management; Distance Education; E-Moderator; Ead; Educommunication; Gestão Da Comunicação; Tutor; Virtual Learning Environments
  • Notas: Dissertação (Mestrado) ; Bibliografia
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação.;Acompanha CD - t301.16 M527e (corrigida) (anexo)
  • Descrição: Esta dissertação se dedica ao estudo dos processos comunicacionais mediados pelo tutor a distância junto a cursos oferecidos na modalidade de EAD, por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, que fazem uso de várias ferramentas digitais de comunicação, tendo como principal objetivo verificar se esse agente educacional pode ser chamado de educomunicador. Partimos da revisão de algumas das principais teorias emergentes da EAD surgidas em países como Canadá, Estados Unidos e Reino Unido que fundamentam e consolidam as práticas voltadas ao estabelecimento da comunicação dialógica dentro desses espaços virtuais, práticas essas edificadas na adoção de processos ligados à gestão da comunicação e que são desenvolvidas por esse tutor a distância, para que pudéssemos mapear indicadores que fossem comuns também às práticas educomunicativas. Valemo-nos também da análise de estudos sobre programas de EAD já implementados na França e na Austrália, que têm esse tutor a distância como um dos pilares dessa modalidade de ensino. Para apurarmos a possibilidade de aproximação da EAD com a Educomunicação nas práticas do dia a dia desse agente educacional, adotamos o método de estudo de caso na realização de nossa pesquisa de campo, que contou com a verificação das práticas do mesmo junto a quatorze salas de aula virtuais do programa FGV anime, e com a aplicação de questionários respondidos por 78 tutores a distância e 35 alunos da referida instituição
    Uma das conclusões a que chegamos foi que esse tutor a distância pode ser chamado de educomunicador em função da comunicação dialógica e dos traços de protagonismo dos alunos apresentados nesse ambiente virtual, desde que o programa de EAD da instituição adote o uso de tais práticas e que haja uma capacitação específica desse agente educacional sobre as práticas educomunicativas voltadas à gestão da comunicação e à formação de ecossistemas comunicativos
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: 197 p 1 CD.
  • Idioma: Português

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