skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Material didático multimídia sobre o tratamento da disfunção velofaríngea por meio de obturador faríngeo

Araujo Campoverde, Pedro Xavier

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Bauru 2017-07-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Material didático multimídia sobre o tratamento da disfunção velofaríngea por meio de obturador faríngeo
  • Autor: Araujo Campoverde, Pedro Xavier
  • Orientador: Krook, Maria Ines Pegoraro
  • Assuntos: Avaliação; Tecnologia Educacional; Prótese De Palato; Obturador Faríngeo; Fissura Palatina; Disfunção Velofaríngea; Evaluation; Educational Technology; Palatal Prosthesis; Pharyngeal Obturator; Cleft Palate; Velopharyngeal Dysfunction
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A falta de informação dos profissionais da área da Saúde, principalmente os de Odontologia, quanto à indicação do obturador faríngeo (OF) e do processo de sua confecção limita as possibilidades de se ampliar o tratamento da disfunção velofaríngea (DVF) em pacientes com fissura palatina e, consequentemente, as possibilidades da melhora de fala para estes pacientes. Objetivos: 1) Desenvolver um material multimídia (vídeo) sobre o uso do OF para o tratamento da DVF; 2) Avaliar o conhecimento de alunos de 4º de Odontologia, antes e após o acesso ao material. Material e Métodos: O estudo foi dividido em duas fases: 1) elaboração do material em mídia eletrônica, incluindo o planejamento e desenvolvimento do roteiro, a seleção dos participantes e o desenvolvimento de um questionário com 17 questões do tipo Falso ou Verdadeiro para avaliação do material pelos alunos; 2) apresentação do material para os alunos e resposta ao questionário. Participaram do estudo 31 alunos do 4º ano de Odontologia da FOB/USP, após terem assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os alunos responderam às questões do questionário, antes de assistirem ao vídeo e imediatamente após o terem assistido. Todo o processo ocorreu em sala de aula, demorando 35 minutos. Resultados: O vídeo pronto e editado teve duração de 6 minutos. Os alunos acertaram uma média de 83% das questões antes de assistirem ao vídeo, aumentando os acertos para 95% após o acesso. Dentre estes acertos, os referentes às perguntas 1, 4 e 8 mostraram significância estatística. Conclusão: O material multimídia elaborado teve um impacto positivo no entendimento dos alunos de Odontologia quanto ao tratamento da DVF em indivíduos com fissura palatina, por meio de obturador faríngeo.
  • DOI: 10.11606/D.25.2018.tde-20022018-115458
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Bauru
  • Data de criação/publicação: 2017-07-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.