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Entre meios: convergência audiovisual

Bochio, Alessandra Lucia

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2015-04-13

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Entre meios: convergência audiovisual
  • Autor: Bochio, Alessandra Lucia
  • Orientador: Tavares, Monica Baptista Sampaio
  • Assuntos: Convergência Audiovisual; Intermídia; Intermidialidade; Audiovisual Convergence; Intermedia; Intermediality
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Acompanha DVD-R - DVD3606;Programa de Pós-graduação em Artes Visuais.
  • Descrição: A presente pesquisa é uma reflexão sobre a relação entre o fazer artístico e sua investigação teórica. Como ponto de partida, buscamos compreender o termo intermídia por meio dos modos operatórios que engendram os relacionamentos entre os meios de expressão artística. Qual a natureza da relação intermidiática? Como esta se realiza operacionalmente? Quais os operadores que induzem tal relação, e como estão presentes, como se relacionam, como delimitam, ou não, uma relação intermidiática? Como ponto de chegada, a aposta de que as noções de convergência audiovisual e de dispositivo nos permitem pensar os trânsitos operatórios entre os meios visuais e sonoros em uma prática artística específica. Esta, por sua vez, é caracterizada pelas dinâmicas das ações de um grupo de artistas em um ambiente coletivo e colaborativo de criação, do qual emerge um contexto de influências mútuas e intensificadas entre as ações dos artistas e entre imagem e som. No que concerne as noções de convergência audiovisual e dispositivo, a primeira diz respeito a uma busca por uma vetorização comum, tento em vista uma mesma situação visual e sonora, na qual encontramos um elo entre imagem e som; a segunda, a uma rede de conexões entre meios, materiais e práticas artísticas. Para a realização deste estudo, estabelecemos como estratégias de ação a experimentação artística, a análise de obras e a pesquisa bibliográfica. A escolha do campo problemático abordado e dos nossos objetivos são atravessados pela experimentação artística, de modo que prática e teoria estão continuamente em relação. Sob este prisma, caminhamos do particular ao geral, ou seja, a partir da análise de obras e da experimentação podemos tanto apreender alguns conceitos e ideias presentes na investigação teórica, quanto extrair algumas conclusões. Pretendemos assim responder às exigências da área de Poéticas Visuais, que privilegia pesquisas tanto teóricas quanto experimentais sobre os processos artísticos.
  • DOI: 10.11606/T.27.2015.tde-26052015-110221
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2015-04-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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