skip to main content

Ambiente para o ensino do desenho adequado às inovações tecnológicas e às novas propostas metodológicas.

Giunta, Maria Antonia Benutti

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2004-10-22

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ambiente para o ensino do desenho adequado às inovações tecnológicas e às novas propostas metodológicas.
  • Autor: Giunta, Maria Antonia Benutti
  • Orientador: Yee, Cheng Liang
  • Assuntos: Desenho; Ergonomia; Projeto; Sala De Aula; Classrooms; Design; Engineering Drawing; Ergonomics
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho aborda a necessidade de um ambiente adequado ao novo paradigma de ensino de desenho, considerando as atuais propostas metodológicas e inovações tecnológicas. Visa levantar e analisar algumas questões relativas a problemas gerados pela improvisação e inadequação dos ambientes dos laboratórios de computação utilizados como salas de aulas de desenho e projeto, buscando propor diretrizes e parâmetros de projeto para um ambiente informatizado de ensino. Para a avaliação da adequação desses laboratórios, estudou-se a dinâmica entre a metodologia de ensino, a tecnologia utilizada, o arranjo do espaço físico e a ergonomia. Obteve-se como resultado uma série de critérios para a avaliação e/ou novos projetos de salas de aula e apresenta-se sugestões de parâmetros para projetos de salas de aula adequadas ao novo paradigma do ensino de desenho. Os critérios e parâmetros sugeridos neste trabalho foram empregados em um estudo de caso, no qual se desenvolveu o projeto da remodelação de uma antiga sala de aula de pranchetas utilizada como laboratório para aula de desenho com utilização dos sistemas CAD. A análise permitiu a comprovação do modelo simplificado para a dinâmica da sala de aula que serviu para guiar os esforços da melhoria do ambiente de ensino. Através de uma metodologia racional de projeto, direcionada em função dos critérios e dos parâmetros estabelecidos, chegou-se a uma proposta para a reforma da sala. Por fim, foi feita a avaliação do projeto que em comparação com a sala original e algumas alternativas possíveis encontradas demonstrou ser a mais adequada.
  • DOI: 10.11606/T.3.2004.tde-16122004-123643
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2004-10-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.