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As histórias em quadrinhos como informação imagética integrada ao ensino universitário

Andraus, Gazy

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2006-12-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    As histórias em quadrinhos como informação imagética integrada ao ensino universitário
  • Autor: Andraus, Gazy
  • Orientador: Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos
  • Assuntos: História Em Quadrinhos; Cérebro; Informação; Imagem; Information; Image; Brain; Education; Communication; Comics; University
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: As histórias em quadrinhos são objetos visuais expressivos de comunicação e informação imprescindíveis ontologicamente, pois acompanham o processo cultural humano desde seus primórdios, impulsionadas pelas tecnologias que possibilitaram a sua reprodução. A mudança de paradigma científico, do clássico e cartesiano para o quântico, tem modificado a visão da interação entre o homem e a realidade, de uma objetividade pragmática para uma intersubjetividade probabilística, alinear, complexa e sistêmica. Além disso, os estudos cognitivos através da tomografia computadorizada ampliaram os conhecimentos do aparato cerebral, estipulando uma mente neuroplástica cujo funcionamento triádico: cérebro central, pragmático; esquerdo, racional e direito, intuitivo, requer uma melhor interação proporcional. Graças à tomografia computadorizada, já se sabe que as imagens são lidas como informação imagética pelo hemisfério direito do cérebro, enquanto que os fonemas pelo esquerdo. O ensino tradicional, porém, se apóia na física clássica, linear e fragmentada, com base na informação escrita científica, estimulando, portanto, o hemisfério esquerdo, em detrimento ao direito, ignorando as informações intersubjetivas, como os desenhos. Considerando tais pressupostos, esta pesquisa visa demonstrar a importância e necessidade ontológica das histórias em quadrinhos como uma linguagem de expressão informacional que pode auxiliar nesta mudança paradigmática, levantando referenciais teóricos que corroborem a veracidade e autenticidade do valor comunicacional, cultural e educacional da linguagem quadrinhística e demonstrando como os quadrinhos podem servir de auxílio diferenciado e sistêmico na educação, em especial, universitária. Com isto, pretende-se também tornar visíveis as histórias em quadrinhos, inteirando o adulto da importância do meio, Isto possibilita atingir o entendimento da linguagem e conhecimento de obras que poderão ser utilizadas em conjunto com os livros teóricos. Algumas indicações são propostas como estudo de caso e análise de conteúdo das histórias em quadrinhos de divulgação científica para o público universitário especializado.
  • DOI: 10.11606/T.27.2006.tde-13112008-182154
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2006-12-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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