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O dualismo eletroquímico de Berzelius: sua caracterização e presença em livros didáticos de química

Pulido, Marcelo Dias

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2016-10-05

Acesso online

  • Título:
    O dualismo eletroquímico de Berzelius: sua caracterização e presença em livros didáticos de química
  • Autor: Pulido, Marcelo Dias
  • Orientador: Porto, Paulo Alves
  • Assuntos: Berzelius; História Da Química; Livro Didático; Teoria Dualista; Berzelius; Dualistic Theory; History Of Chemistry; Textbook
  • Descrição: A teoria dualista, estruturada pelo químico sueco Jöns Jacob Berzelius, foi bastante utilizada durante a primeira metade do século XIX, mas foi gradativamente abandonada à medida que passou a não dar conta dos fenômenos observados especialmente para os compostos orgânicos, cujo estudo avançava à época. No entanto, a presença de elementos dessa teoria em livros didáticos de química atuais foi apontada por pesquisadores da área de Ensino de Ciências. Tendo em vista o papel do livro didático na educação científica, e que a ausência de conceitos desatualizados é critério utilizado pelo Ministério da Educação para a seleção das obras didáticas utilizadas por alunos e professores na rede pública de ensino, investigamos o que foi a teoria dualista de Berzelius e em qual período esteve vigente, de forma a fundamentar a busca de elementos dessa teoria em livros didáticos de química para o Ensino Médio. Para tanto, analisamos fontes históricas primárias e secundárias, à luz da epistemologia de Canguilhem e de referenciais contemporâneos da historiografia da ciência, por meio da análise textual discursiva, de forma a produzir um estudo de caso histórico que permitisse caracterizar a teoria dualista e sua relevância em seu contexto original e na atualidade. A partir dessa caracterização, procuramos identificar possíveis reminiscências dessa teoria nos quatro livros didáticos de química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para 2015. Constatamos, em três deles, a presença de termos e conceitos que remetem à teoria dualista de Berzelius, de forma hibridizada a conceitos de teorias atuais. Discutimos algumas implicações dessa constatação para o ensino de química e possibilidades de abordagem didática à luz do estudo de caso produzido.
  • DOI: 10.11606/D.81.2016.tde-25112016-151011
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2016-10-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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