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Trajetória profissional na estratégia saúde da família: em foco a contribuição dos cursos de especialização

Silva, Tatiane Aparecida Moreira Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem 2009-12-02

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Trajetória profissional na estratégia saúde da família: em foco a contribuição dos cursos de especialização
  • Autor: Silva, Tatiane Aparecida Moreira Da
  • Orientador: Fracolli, Lislaine Aparecida
  • Assuntos: Cuidados Primários De Saúde; Formação De Recursos Humanos; Saúde Da Família; Family Health; Human Resources Formation; Primary Health Care
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A formação de profissionais para atuar na Estratégia Saúde da Família (ESF) é um problema importante para a qualificação da Atenção Básica (AB) no Brasil. O objetivo desta pesquisa foi analisar a trajetória profissional dos egressos dos Cursos de Especialização em Saúde da Família, oferecidos pelo Pólo de Formação, Capacitação e Educação Permanente em Saúde da Família da Região Metropolitana de São Paulo. Trata-se de um estudo de caso, de natureza descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Foram sujeitos deste estudo 11 egressos dos cursos de especialização ocorridos no período de 2002 a 2004. Os resultados mostraram que os casos estudados representam principalmente a trajetória de mulheres, com mais de 40 anos de idade, nascidas no Estado de São Paulo e graduadas em medicina e enfermagem em escolas privadas há mais de 20 anos. A análise das trajetórias mostrou que seis profissionais não trabalham mais na mesma unidade de saúde na qual trabalhavam no início do curso e que todos possuem experiência em AB. Com relação à capacitação prévia, todos haviam feito o curso introdutório; entretanto, três não fizeram capacitação clínica para os ciclos de vida. A maioria dos sujeitos desta pesquisa relatou baixa identidade com a ESF, embora continuem trabalhando na estratégia. O curso de especialização impactou positivamente na prática profissional, embora apresente fragilidades relativas à proposta de Educação Permanente. A partir das trajetórias dos egressos, pode-se identificar transformações em suas atividades diárias de trabalho, principalmente mudanças na organização do trabalho no interior da Unidade de Saúde. A rotatividade profissional é um problema para se avançar na melhoria da capacitação de recursos humanos. Conclui-se que, para se avançar na formação de recursos humanos para a ESF, os cursos de especialização precisam estar articulados ao trabalho das unidades de saúde e das equipes de saúde da família
  • DOI: 10.11606/D.7.2009.tde-11012010-154514
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2009-12-02
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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