skip to main content

Varejo do futuro: mercado de moda independente - marcas e consumidores

Dutra, Beatriz Mangussi Franchi

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades 2021-11-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Varejo do futuro: mercado de moda independente - marcas e consumidores
  • Autor: Dutra, Beatriz Mangussi Franchi
  • Orientador: Karam Junior, Dib
  • Assuntos: Moda Independente; Negócios Da Moda; Roupas E Acessórios; Clothing And Accessories; Fashion Business; Independent Fashion
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo desta pesquisa foi caracterizar o mercado de moda independente, tanto para os produtores quanto para os consumidores, destacando sua importância no cenário brasileiro. Foram realizadas, no período de novembro de 2019 a maio de 2020, entrevistas com 15 marcas distintas. Ainda, entre os meses de maio e junho de 2020 ocorreu a aplicação de questionário online. Totalizando, das duas ações, 241 respostas de participantes de diferentes regiões do Brasil. Esse mapeamento de produção e consumo traz uma maneira reflexiva de disposição de compra desses negócios da moda, na qual as trocas realizadas de forma interativa entre marca e cliente mostram o engajamento das pessoas com o conteúdo das mídias sociais. Mesmo antes do distanciamento social causado pela pandemia de Covid-19, essa já era uma tendência de mercado de roupas e acessórios das novas gerações. Concluiu-se com o trabalho que a partir do mapeamento desse consumo, o segmento pode aproveitar a estruturação dos dados da categoria para sua organização, o que mostra a necessidade de melhorias na forma de comercialização nas mídias sociais de marcas de moda independentes, para que esse mercado se estabeleça de forma duradoura. Além disso, tal mercado movimenta digitalmente o consumo de roupas e acessórios pelas mídias sociais, o meio de comunicação popular da época e desenvolve o funcionamento da atividade de troca remota em tempos de distanciamento social. Esse negócio surge como uma alternativa de varejo do futuro pois une vários pequenos produtores em busca da sustentabilidade, além de ser uma importante forma de comunicação com novos consumidores da contemporaneidade, atendendo suas específicas demandas
  • DOI: 10.11606/D.100.2021.tde-06122021-164949
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Data de criação/publicação: 2021-11-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.