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Mudanças e permanências: a indústria cultural e os anos 60 em I\'m Not There, de Todd Haynes
Gramani, Giuliana
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2014-04-03
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Título:
Mudanças e permanências: a indústria cultural e os anos 60 em I\'m Not There, de Todd Haynes
Autor:
Gramani, Giuliana
Orientador:
Soares, Marcos Cesar de Paula
Assuntos:
Canção De Protesto
;
Contracultura
;
Indústria Cultural
;
Estados Unidos
;
Filme
;
Protest Songs
;
Film
;
Culture Industry
;
Counterculture
;
United States
Descrição:
O presente trabalho tem por objetivo analisar o filme Im Not There (Não estou lá, EUA, 2007), dirigido pelo norte-americano Todd Haynes. A análise terá como seu principal objetivo detectar o tema central da obra, que retrata a vida e carreira de Bob Dylan através de seis personagens bastante distintos. Para isso, serão observados mais minuciosamente três personagens da película, os mais ligados ao universo musical, a saber, o menino que se apresenta como Woody Guthrie, Jack Rollins e Jude Quinn. Os outros três personagens (Robbie Clark, Arthur Rimbaud e Billy the Kid) serão discutidos à medida que suscitam temas relevantes para a compreensão da obra. Tal análise permite concluir que o tema central de Im Not There é a indústria cultural. A partir disso, é possível então ver de que maneira essa questão é abordada pelo filme e como ela serve de ponto de partida para uma discussão mais ampla, sobre o panorama social e político da década de 1960 nos Estados Unidos. Por fim, será debatida a importância de um filme contemporâneo ter como mote os anos 60 e como o próprio Im Not There, enquanto objeto de cultura, se relaciona com a discussão que ele próprio propõe sobre a indústria cultural
DOI:
10.11606/D.8.2014.tde-06112014-115951
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Data de criação/publicação:
2014-04-03
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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