Um cinema de afecções e performances contemporâneas: análise dos filmes de Helena Ignez diretora realizados entre 2003 e 2018
ABCD PBi
Um cinema de afecções e performances contemporâneas: análise dos filmes de Helena Ignez diretora realizados entre 2003 e 2018
Autor:
Maruno, Gabriela Rufino
Orientador:
Xavier, Ismail Norberto
Assuntos:
Helena Ignez
;
Cinema Experimental
;
Cinema De Afecções
;
Cinema Brasileiro
;
Cinema Afetivoperformativo
;
Brazilian Cinema
;
Affective-Performative Cinema
;
Experimental Cinema
;
Helena Ignez
;
Affection´S Cinema
Notas:
Tese (Doutorado)
Notas Locais:
Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais.
Descrição:
O cinema dirigido por Helena Ignez nasce contemporâneo, ainda que sob a franja anárquica e estética da Belair. Seus filmes formam um conjunto de tônica experimental que rompe com as tradições e abdica das narrativas fáceis, subvertendo naturalismos, ficcionalizando o documental e explorando o potencial de performance de suas personagens. Esta pesquisa investiga a prodigalidade da trajetória de Helena Ignez como diretora durante os anos de 2003 e 2018, cuja filmografia é composta por três curtasmetragens, dois médias-metragens e quatro longas-metragens. O objetivo primeiro é disponibilizar um material bibliográfico sistematizado sobre o trabalho de Helena Ignez como diretora, compilando análises de sua filmografia, análises socioculturais dos contextos de sua formação e de sua produção, indicações de fortunas críticas, além de materiais publicados na imprensa brasileira e entrevistas inéditas. Tal empreitada propiciou a construção de um quadro panorâmico que indica as particularidades estéticas e estilísticas do trabalho de Helena Ignez como diretora, o que amplia os diálogos e contatos com outras filmografias. Também se constatou, a partir desta sistematização, que algumas leituras difundidas sobre Helena Ignez precisam ser atualizadas, direcionando-a tanto para uma posição de agente da própria história quanto de protagonista criativa de momentos significativos do cinema brasileiro.O cinema dirigido por Helena Ignez nasce contemporâneo, ainda que sob a franja anárquica e estética da Belair. Seus filmes formam um conjunto de tônica experimental que rompe com as tradições e abdica das narrativas fáceis, subvertendo naturalismos, ficcionalizando o documental e explorando o potencial de performance de suas personagens. Esta pesquisa investiga a prodigalidade da trajetória de Helena Ignez como diretora durante os anos de 2003 e 2018, cuja filmografia é composta por três curtasmetragens, dois médias-metragens e quatro longas-metragens. O objetivo primeiro é disponibilizar um material bibliográfico sistematizado sobre o trabalho de Helena Ignez como diretora, compilando análises de sua filmografia, análises socioculturais dos contextos de sua formação e de sua produção, indicações de fortunas críticas, além de materiais publicados na imprensa brasileira e entrevistas inéditas. Tal empreitada propiciou a construção de um quadro panorâmico que indica as particularidades estéticas e estilísticas do trabalho de Helena Ignez como diretora, o que amplia os diálogos e contatos com outras filmografias. Também se constatou, a partir desta sistematização, que algumas leituras difundidas sobre Helena Ignez precisam ser atualizadas, direcionando-a tanto para uma posição de agente da própria história quanto de protagonista criativa de momentos significativos do cinema brasileiro.
DOI:
10.11606/T.27.2022.tde-13092022-160206
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
Data de criação/publicação:
2022-05-20
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Disponível na Biblioteca:
ECA - Escola de Comunicações e Artes (t791.430981 M389c (corrigida) )