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INTEGRAÇÃO ENSINO-TRABALHO-CIDADANIA: VIVÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

Rodrigues, Lorrane Fonseca Pitombo ; Reis, Juliana Brandão ; Oliveira, Tassiane Queiroz de ; Barbosa, Rafaela da Silva Coelho ; Barros, Rondineli ; Aprigio, Danielle de Paula

Revista baiana de saúde pública, 2020-03, Vol.44 (1), p.197-207

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  • Título:
    INTEGRAÇÃO ENSINO-TRABALHO-CIDADANIA: VIVÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA
  • Autor: Rodrigues, Lorrane Fonseca Pitombo ; Reis, Juliana Brandão ; Oliveira, Tassiane Queiroz de ; Barbosa, Rafaela da Silva Coelho ; Barros, Rondineli ; Aprigio, Danielle de Paula
  • É parte de: Revista baiana de saúde pública, 2020-03, Vol.44 (1), p.197-207
  • Descrição: A Integração Ensino-Trabalho-Cidadania (IETC) é uma proposta de ensino de abordagem diversificada e que prevê interação entre as esferas prática e teórica, buscando ampliar a capacidade de resolução de problemas a partir de situações reais, e abordando a importância da cooperação e trabalho em equipe. Este estudo objetiva relatar a vivência de estudantes de fisioterapia durante o processo ensino aprendizagem por intermédio da IETC. Trata-se de um relato de experiência, elaborado no contexto das disciplinas Integração Ensino-Trabalho e Fisioterapia na Atenção Básica, ministradas no segundo período do curso de graduação em fisioterapia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). A IETC foi implementada no ano de 2018 nos cursos do Centro de Ciências em Saúde, inicialmente objetivando potencializar e fortalecer a proposta da integração ensino e trabalho na comunidade do conjunto habitacional da Fazenda Ermitage, no município de Teresópolis, Rio de Janeiro. Nesse contexto, as atividades acadêmicas desenvolvidas têm como principal público-alvo os moradores, vítimas da tragédia natural de 2011. Os cenários de aprendizagem por meio da IETC constituíram-se espaços de cuidado, conhecimento e cidadania, incrementando a formação profissional dos estudantes. Especificamente, os alunos de fisioterapia vivenciaram abordagens educativas, ações assistenciais, individuais, coletivas, bem como diferentes práticas no campo técnico e de pesquisa. Assim, considera-se que a formação acadêmica com pensares e ações sociais promove uma perfeita interação entre discentes, docentes, gestores e a população, criando um cenário de prática humanitária e resolutiva.
  • Idioma: Inglês

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