skip to main content

Mudanças na qualidade da dieta dos residentes do município de São Paulo, Brasi inquéritos de saúde 2003/2008

Samantha Caesar de Andrade Ágatha Nogueira Previdelli; Chester Luiz Galvão Cesar; Dirce Maria Lobo Marchioni; Regina Mara Fisberg; Congresso Nacional da SBAN (13. 2015 São Paulo)

Nutrire São Paulo v. 40, supl, p. 670, res. PO-27-144, 2015

São Paulo Nutrire 2015

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Mudanças na qualidade da dieta dos residentes do município de São Paulo, Brasi inquéritos de saúde 2003/2008
  • Autor: Samantha Caesar de Andrade
  • Ágatha Nogueira Previdelli; Chester Luiz Galvão Cesar; Dirce Maria Lobo Marchioni; Regina Mara Fisberg; Congresso Nacional da SBAN (13. 2015 São Paulo)
  • Assuntos: DIETA -- QUALIDADE -- SÃO PAULO (SP); ADOLESCENTES; ADULTOS; IDOSOS; PADRÕES DIETÉTICOS; INQUÉRITOS EPIDEMIOLÓGICOS
  • É parte de: Nutrire São Paulo v. 40, supl, p. 670, res. PO-27-144, 2015
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2018
  • Descrição: INTRODUÇÃO Políticas públicas têm contribuído para mudanças nos padrões de alimentação traçando novo panorama na saúde da população. O aumento do poder aquisitivo contribuiu para maior disponibilidade de alimentos o que pode ter repercutido na qualidade da dieta. OBJETIVOS Monitorar a qualidade da dieta e os fatores associados em adolescentes, adultos e idosos residentes na cidade de São Paulo, Brasil. METODOLOGIA Foram utilizados dados de 2376 indivíduos coletados em 2003 e 1662 indivíduos coletados em 2008 de ambos os sexos, com idade de 12 anos ou mais, incluídos no estudo transversal de base populacional: Inquérito de Saúde de São Paulo (ISA-Capital). A amostragem se deu probabilisticamente em dois estágios, setor censitário e domicílio. O consumo alimentar foi verificado pelo método Recordatório de 24 horas e a qualidade da dieta pelo Índice de Qualidade da Dieta Revisado (IQD-R). As médias do escore total do IQD-R e seus componentes para 2003 e 2008 foram comparadas para cada grupo etário. As associações entre o IQD-R e as variáveis independentes foram avaliadas para cada ano de estudo por meio da análise de regressão linear múltipla ajustada para energia. RESULTADOS A média do IQD-R em cinco anos apresentou melhora (IQD-R= 54,9 vs 56,4, p<0,005). Porém, na avaliação por grupos etários os adolescentes apresentaram piora na qualidade da dieta, influenciada pela diminuição na pontuação dos vegetais verde-escuros e alaranjados e leguminosas, cereais totais, óleos e do componente Gord_AA (gordura sólida, álcool e açúcar de adição). Para os adultos e idosos, a qualidade da dieta melhorou, influenciada pelo aumento na pontuação das frutas totais e integrais, gordura saturada e sódio.
    No ano de 2008, ser adulto, em média, aumentou o escore do IQD-R em 6,1 pontos em relação aos adolescentes, já para os idosos esta diferença foi de 11,3 pontos. CONCLUSÃO O estudo traz evidências da urgente necessidade do direcionamento das ações para melhoria da qualidade da dieta dos brasileiros, focando principalmente nos adolescentes, que determinarão o comportamento alimentar na vida adulta
  • Editor: São Paulo Nutrire
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: p. 670, res. PO-27-144.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.