skip to main content

Caracterização molecular de amostras de Escherichia coli eae positivas isoladas de coelhos em São Paulo através das técnicad de "Random amplified Polymorphic DNA" (RAPD) e "Enterobacterial repetitive intergenic consensus" (ERIC)

Sarah da Silva Corrêa Antonio Fernando Pestana de Castro

2003

Localização: ICB - Inst. Ciências Biomédicas    (T-ICB BMM QW4 C824c 2003 )(Acessar)

  • Título:
    Caracterização molecular de amostras de Escherichia coli eae positivas isoladas de coelhos em São Paulo através das técnicad de "Random amplified Polymorphic DNA" (RAPD) e "Enterobacterial repetitive intergenic consensus" (ERIC)
  • Autor: Sarah da Silva Corrêa
  • Antonio Fernando Pestana de Castro
  • Assuntos: ERIC-PCR; ESCHERICHIA COLI; REAÇÃO EM CADEIA POR POLIMERASE
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Cento e duas amostras de Escherichia coli isoladas de coelhos desmamados com e sem diarréia no Estado de São Paulo, todas portadoras do gene eae que codifica para uma proteína de membrana envolvida no desenvolvimento da chamada lesão "attaching and effacing", considerada como típicas deste grupo de amostras, foram examinadas através das técnicas de "Random Amplified Polymorphic DNA" (RAPD) e o "Enterobacterial Repetitive Intergenic Consensus" (ERIC) para avaliar estes métodos comparativamente na análise clonal destas amostras Analisando-se os dendrogramas do RAPD e do ERIC-PCR foi verificado que no primeiro foi observado um grande número de ramificações, onde a maioria das amostras se agrupou de acordo com os sorotipos. No dendrograma referente ao ERIC-PCR, foi verificado que o dendrograma apresentou um número menor de ramificações, sendo encontradas várias amostras com similaridade de 100%. Portanto apesar da utilidade do ERIC-PCR, a análise pelo RAPD apresentou maior poder discriminatório. Através de ambas técnicas tivemos dois agrupamentos principais, A e D, relacionados a amostras de sorotipos descritos pela primeira vez em coelhos (O126:H-, O145:ND e O110:H6), e os agrupamentos B e C, relacionados a sorotipos já descritos (O128:H2, O132:H2 e O153:H7) nesses animais. Nossa pesquisa é a primeira trabalhando com amostras de E. coli positivas para o gene eae isoladas de coelhos e fornece subsídios para futuros estudos na análise clonal do estudo
    destas amostras, inclusive em outros países
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: 63 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.