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O sentido da pedagogia por competências: de Bolonha à América Latina

Eiró, Maria Idati

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Integração da América Latina 2010-11-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O sentido da pedagogia por competências: de Bolonha à América Latina
  • Autor: Eiró, Maria Idati
  • Orientador: Catani, Afranio Mendes
  • Assuntos: Tratado De Bolonha; Educação Sustentável; Ensino Superior Na América Latina; Mercosul Educacional; Pedagogia Por Competências; Sustainable Education; Pedagogy Based On Competencies; Mercosul Educational; Higher Education In Latin America; Bologna Process
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades Integração da América Latina (PROLAM) - ECA/FD/FE/FEA/FFLCH/FAU
  • Descrição: Esta investigação insere-se na linha de pesquisa Sociedade, Economia e Estado do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina e tem como principal objetivo estudar o novo modelo educacional de ensino superior da União Européia e discutir sua implantação na América Latina. Inicialmente, é feito um breve relato sobre a expansão do sistema educacional superior na Europa e sua associação aos interesses econômicos. Apresentamos o processo de convergência do Ensino Superior europeu, denominado Processo de Bolonha, seus níveis de formação (graduação, mestrado e doutorado), suas propostas de mobilidade estudantil e profissional e seu sistema de equivalência de créditos. O estudo volta-se, então, para a América Latina, focalizando sua integração - essencialmente econômica - e a sua formação universitária. Após essa contextualização, define-se competência e, em seguida, Pedagogia por Competências, estratégia pedagógica preconizada por Bolonha por meio do projeto Tuning (União Européia) e de seu correspondente Tuning América Latina, para atender aos interesses do setor produtivo. Esses projetos se propõem a determinar pontos de referência para as competências genéricas e específicas de cada curso universitário e de cada disciplina curricular. É realizada análise da Pedagogia por Competências voltada para a competência profissional, sua utilidade e sua efetividade social, no contexto analítico de um processo de convergência educacional continental em andamento. Verifica-se que nas últimas décadas a União Européia está introduzindo a formação profissional como interesse estratégico para o desenvolvimento organizacional. A América Latina se esforça para seguir o mesmo percurso. A principal consequência é a adoção, em larga escala, de uma política de ensino superior profissionalizante em detrimento de uma formação social humanista e crítica. A proposta é a adoção de uma Pedagogia por Competências alinhada à formação integral dos indivíduos, dando respaldo a uma educação, crescimento econômico e desenvolvimento social sustentáveis.
  • DOI: 10.11606/T.84.2010.tde-19122012-111534
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Integração da América Latina
  • Data de criação/publicação: 2010-11-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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