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A experiência pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) para a pós-graduação de Enfermagem a contribuição da integração ensino-serviço na formação em enfermagem em saúde coletiva e as doenças transmissíveis

Juliana Rodrigues Érika Gomes Pereira; Suely Itsuko Ciosak; Simpósio Pró-Saúde USP (1. 2008 São Paulo)

Trabalhos São Paulo : USP, 2008

São Paulo USP 2008

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A experiência pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) para a pós-graduação de Enfermagem a contribuição da integração ensino-serviço na formação em enfermagem em saúde coletiva e as doenças transmissíveis
  • Autor: Juliana Rodrigues
  • Érika Gomes Pereira; Suely Itsuko Ciosak; Simpósio Pró-Saúde USP (1. 2008 São Paulo)
  • Assuntos: PÓS-GRADUAÇÃO; ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO); PRÁTICA DE ENSINO
  • É parte de: Trabalhos São Paulo : USP, 2008
  • Descrição: Introdução: O título de mestre ou doutor habilita o trabalhador para a docência e pesquisa no ensino superior, todavia, a formação para as atividades didáticas de graduação, nem sempre, são valorizadas nos programas de pós-graduação. Na Universidade de São Paulo (USP), o Programa de Apoio ao Ensino (PAE) por meio da portaria GR 3347/2002 incentiva a qualificação dos pós-graduandos para formação didática do ensino de graduação. Objetivo: Descrever experiência pedagógica de assistência e ensino em doenças transmissíveis (DT), articulada com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Dalva. Método: Através de estratégias pedagógicas de integração, desenvolvida desde fev/04, com a presença sistemática de uma enfermeira da Escola de Enfermagem (EE) da USP nesta unidade, a "vigilância à saúde", é um dos eixos norteadores, que é o adotado pela disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva com Enfoque em DT. Neste contexto, foi desenvolvido o estágio supervisionado de graduação e pós-graduação, entre março/abril de 2008, enfocando os temas hanseníase e doenças transmissíveis. Resultado: O estágio supervisionado em docência, proporcionou a pós-graduanda um aprendizado ampliado, pois, com o auxílio da docente e da enfermeira da EEUSP, apreendeu vários aspectos relacionados à: gerência de grupos de alunos, território e formas de trabalho da unidade e da Equipes Saúde da Família. Durante o acompanhamento do estágio, contribuiu na seleção e discussão de artigos vinculados à
    proposta do estágio, que ampliou a compreensão sobre a temática. O conhecimento do território proporcionou uma visão diferenciada para a pós-graduanda, visto que, além de ter atuado somente em área hospitalar, é oriunda de outro Estado. Para a docente, e para a enfermeira da EEUSP, a participação da bolsista PAE, foi de grande valia, pois além de contribuir com seus conhecimentos, auxiliou na supervisão de grupos com 12 a 13 alunos, principalmente quando eram realizadas atividades simultâneas. Foram monitorados 24 casos de vigilância epidemiológica e busca ativa em hanseníase com os Agentes Comunitários de Saúde de 4 microáreas do território, totalizando a avaliação de 70 famílias. Conclusões: Ações conjuntas empreendidas numa articulação ensino-serviço potencializou a formação contínua de trabalhadores de saúde e o processo ensino-aprendizagem dos alunos contribuiu para o aprimoramento na área de DT
  • Editor: São Paulo USP
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: on-line.
  • Idioma: Português

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