skip to main content

Adaptações literárias no cinema brasileiro

Cláudio Cledson Novaes Marco Antonio Guerra

2003

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t791.430981 N935a e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Adaptações literárias no cinema brasileiro
  • Autor: Cláudio Cledson Novaes
  • Marco Antonio Guerra
  • Assuntos: MODERNISMO (LITERATURA); CINEMA -- BRASIL; PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA; ADAPTAÇÃO PARA CINEMA
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Investigamos neste trabalho as interfaces entre o modernismo literário e o cinema moderno brasileiro, fazendo dialogar as fronteiras formais e os assuntos das adaptações cinematográficas de romances modernistas. Procuramos mapear e problematizar as categorias ideológicas de regionalismo/universalismo, centro/periferia, rural/urbano nos discursos geopolíticos e nos estilos estéticos dos programas literários dos escritores modernistas de 1922; em contrapondo dialético com o movimento literário denominado romance de 30; relendo as nuances desta comparação no cinema nacional, para identificamos a repetição em diferença dos projetos modernistas no cinema nacionalista, a partir das incursões políticas e estéticas do neo-realismo nos anos 1950/60, movimento que engendrou questões culturais presentes até hoje na produção cinematográfica do Brasil. No conjunto de obras literárias de 1920/1930 adaptadas ao cinema nacional entre os anos 1960-1970, selecionamos duas, para verticalizarmos uma teoria-crítica na apresentação deste contra ponto literatura/cinema; são elas: o romance de Mário de Andrade, Amar, verbo intransitivo (1927); e o de José Uns do Rego, Menino de engenho (1932); ambos relidos através dos filmes Menino de engenho (1965), de Walter Lima Júnior; e Lição de amor (1975), de Eduardo Escorel.
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: 286 p. anexos.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.