skip to main content

Projeção da Arquitetura no Cinema: Entre o Real e o Ilusório

João Tiago Pereira Santos

Sem texto completo

Citações Citado por
  • Título:
    Projeção da Arquitetura no Cinema: Entre o Real e o Ilusório
  • Autor: João Tiago Pereira Santos
  • Descrição: A projeção da arquitetura no cinema trata-se de um tópico que abrange muito mais do que "apenas" a arquitetura e o cinema. O presente estudo tem em si a intenção de desvendar as ligações, por vezes mais esquecidas, no entanto indispensáveis, entre os arquitetos da esfera cinematográfica e os arquitetos da esfera do real. Ferramentas tão simples, mas imprescindíveis à prática da arquitetura, servem como guia para os elementos essenciais deste estudo - o desenho, a maquete e o digital projetam qualquer pensamento espacial para algo minimamente tangível, um primeiro produto da criação arquitetónica. A arquitetura e o cinema partilham uma linguagem comum, ambos evocam sensações e sentimentos na sua experiência. Tanto um arquiteto do real como um arquiteto do ilusório procuram responder às questões fundamentais do espaço - as narrativas variam, mas a génese da criação espacial é a mesma. Esta dissertação pretende analisar os dois campos de estudo procurando explorar de forma aprofundada a manipulação do espaço através da lente do cinema e o quão próxima do real esta pode ser. Neste sentido existem várias vertentes onde a arquitetura emerge no cinema, por vezes de forma mais direta, por vezes de forma mais indireta. Nesta linha de pensamento, a interação entre as duas formas de arte pode ser vista mediante múltiplas perspetivas. Desde o simples facto do conceito de espaço garantidamente existir em todos os filmes, até às questões talvez mais profundas. Isto é, o porquê de a arquitetura ser pensada de certa forma num dado filme, qual a relação com a arquitetura do "mundo real", serão as duas no final de contas assim tão diferentes? Ao explorar tópicos como a criação do espaço, num tom mais técnico, e a evolução da arquitetura dentro do cinema, num tom mais teórico, esta dissertação aspira proporcionar uma maior compreensão relativamente às questões que se levantam. The interaction of cinema and architecture - the inherent architecture of cinematic expression, and the cinematic essence of architectural experience - is equally many-sided. (...) Regardless of their unavoidable nature as the products of collective effort, both film and architecture are arts of the auteur, of the individual artistic creator. The projection of architecture in cinema is a topic that encompasses much more than "just" architecture and cinema. This study intends to uncover the sometimes overlooked yet fundamental connections between architects in the realm of filmmaking and architects in the realm of reality. Tools as simple but essential to the practice of architecture serve as a guide to the essential elements of this study - drawing, model-making, and digital techniques that project any spatial thought into something minimally tangible, a first product of architectural creation. Architecture and cinema share a common language, both evoke sensations and feelings when experienced. Both the architect of the real-world and the architect of cinema seek to address the fundamental questions of space - the narratives may vary, but the genesis of spatial creation is the same. This dissertation aims to analyse both fields of study, delving deep into the manipulation of space through the lens of cinema and how close to reality it can be. In this sense, there are various aspects where architecture emerges in cinema, sometimes more directly, sometimes more indirectly. In this line of thinking, the interaction between the two forms of art can be seen from multiple perspectives. From the simple fact that the concept of space undoubtedly exists in all films, to perhaps deeper questions about why architecture is conceived in a certain way in a given film and its relationship with the architecture of the "real world." Are they ultimately so different? By exploring topics such as the creation of space in a more technical tone and the evolution of architecture within cinema in a more theoretical tone, this dissertation aspires to shed some light on the questions that arise.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.