skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Adaptações multissensoriais em roteiros experimentais de livros didáticos de Química e de Ciências Naturais para alunos com deficiência visual

Silva, Mauro Café Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2022-09-30

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Adaptações multissensoriais em roteiros experimentais de livros didáticos de Química e de Ciências Naturais para alunos com deficiência visual
  • Autor: Silva, Mauro Café Da
  • Orientador: Degrève, Glaucia Maria da Silva
  • Assuntos: Adaptação De Roteiros; Ensino De Química; Ensino De Ciências; Deficiência Visual; Atividades Experimentais; Chemistry Teaching; Experimental Activities; Science Teaching; Script Adaptation; Visual Impairment
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descrição: A motivação para o desenvolvimento desta pesquisa originou-se nos desafios vivenciados pelo pesquisador em sala de aula para o ensino de Química de alunos com deficiência visual (DVs), incluídos em uma escola pública de Ensino Médio de Ribeirão Preto, e no número reduzido de propostas didáticas encontradas na literatura especializada nessa área, no tocante às atividades práticas. Assim, o objetivo deste trabalho foi a adaptação de roteiros de aulas práticas encontrados em livros didáticos de Química e de Ciências Naturais do Ensino Médio de forma a torna-los inclusivos. A proposta foi adaptar, como produto educacional, roteiros de experimentos no contexto da didática multissensorial, auxiliando na construção do conhecimento dos alunos DVs e videntes. Foi proposto o uso de materiais adaptados já existentes, que são acessíveis e viáveis nas escolas públicas para uso em aulas práticas, de modo que alunos com ou sem deficiência visual possam compreender e ampliar o conteúdo teórico das aulas. Estas práticas de laboratório adaptadas podem auxiliar o trabalho docente no Ensino de Química e Ciências Naturais, de modo que o educador possa ressignificar suas aulas, tornando-as inclusivas e atrativas e, também, podendo contribuir para a socialização no ambiente escolar.
  • DOI: 10.11606/D.59.2022.tde-12122022-084912
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2022-09-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.