skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Advanced Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Primo Advanced Search Query Term
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
Título
Show Results with:
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
criteria input
contém
é (exato)
começa com
Input search text:
Show Results with:
criteria input
E
OU
NÃO
Primo Advanced Search Query Term
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
Título
Show Results with:
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
criteria input
contém
é (exato)
começa com
Input search text:
Show Results with:
criteria input
E
OU
NÃO
Primo Advanced Search Query Term
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
Título
Show Results with:
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
criteria input
contém
é (exato)
começa com
Input search text:
Show Results with:
criteria input
E
OU
NÃO
Primo Advanced Search prefilters
Tipo de material:
criteria input
Todos os itens
Artigos
Audiovisual
Imagens
Livros
Patentes
Produções acadêmicas
Produções técnicas
Revistas
Idioma:
criteria input
Qualquer idioma
Espanhol
Inglês
Português
Data de publicação:
criteria input
Qualquer ano
Último ano
Últimos 2 anos
Últimos 5 anos
Últimos 10 anos
Últimos 20 anos
Data inicial:
criteria input
Dia
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
criteria input
Mês
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
query input
Data final:
criteria input
Dia
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
criteria input
Mês
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
query input
Acervo Físico
Busca Simples
This feature requires javascript
Formação continuada de professores e mudanças nas formas de estruturar a mecânica clássica
Rebeca Vilas Boas Cardoso de Oliveira Yassuko Hosoume
1999
Localização:
IF - Instituto de Física
(530.07 O48f M Ex.2 )
e outros locais
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Formação continuada de professores e mudanças nas formas de estruturar a mecânica clássica
Autor:
Rebeca Vilas Boas Cardoso de Oliveira
Yassuko Hosoume
Assuntos:
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Este trabalho mostra que diferentes proposições de ensino de uma mesma teoria na física, traduzem diferentes objetivos com este ensino e também implicam em diferentes visões deste conhecimento. A escolha dos elementos que irão compor a teoria eas relações estabelecidas entre eles, configuram diferentes maneiras de se estruturar um mesmo conhecimento, o que mostra a análise de duas propostas de mecânica clássica para o ensino médio, a tradicional, representada pelos livros didáticos emgeral, e a do GREF - Grupo de Reelaboração para o Ensino de Física. Para caracterizarmos a estrutura da mecânica clássica, levantamos elementos que julgamos importantes para a composição desta teoria e articulamos estes elementos,estruturando-os num possível mapa conceitual para esta teoria. Com este mapa, analisamos as duas propostas de mecânica, o que resultou em dois outros mapas conceituais, que apontaram diferenças consideráveis entre elas. Com entrevistas a doisgrupos de professores que utilizam as respectivas propostas de ensino, a nossa análise indica que as diferenças entre as proposições são constatadas também nos professores, que formam dois grupos distintos. Os professores da proposta tradicionalestruturam a teoria da mecânica apenas com elementos de translação, articulando-os de forma linear, como fazem os livros didáticos, compondo um todo fragmentado. Os que aplicam o GREF apresentam elementos de translação e de rotação, destacam aimportância das leis de conservação para a teoria,
e a articulação dos conteúdos é mais global compondo um todo mais harmônico. Nossa pesquisa aponta a fragilidade da formação dos professores de física, que, na maioria das vezes, estão presosaos livros didáticos, tornando suas aulas uma mera reprodução destes. Por outro lado, aponta a importância do trabalho de formação continuada do GREF, por promover uma reelaboração do conhecimento de física do professor, que, esperamos, seja ) refletida em sua prática de sala de aula, propiciando um ensino mais significativo
Data de criação/publicação:
1999
Formato:
104 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Este item no Dedalus
E-mail do autor
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
7
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_FISICO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript