skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Interações coletivas aumentam a entropia e o conhecimento

Luis Augusto Alves Vera Bohomoletz Henriques

2004

Localização: IF - Instituto de Física    (530.07 A474i M Ex.2 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Interações coletivas aumentam a entropia e o conhecimento
  • Autor: Luis Augusto Alves
  • Vera Bohomoletz Henriques
  • Assuntos: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); TERMODINÂMICA (ESTUDO E ENSINO)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidade Física e Química IF/FE/IQ
  • Descrição: Nosso trabalho desenvolveu-se a partir da crença no potencial criativo, intuitivo e na vontade de aprender de nossos alunos (vontade que nem sempre somos capazes de incentivar ou reconhecer). Trata-se de uma proposta de prática pedagógica, que temos levado às salas de aula na Rede Pública Estadual na periferia de São Paulo nos últimos cinco anos: na qual os alunos ocupam lugar de destaque, pois em todas as ações eles são agentes de sua aprendizagem. Respeitamos e estimulamos suas curiosidades, suas iniciativas e os convidamos a aventura da busca pelo conhecimento. Nossa proposta tem uma dimensão teórica na qual através de um "fio condutor" das idéias procuramos apresentar aos alunos a termodinâmica. Este "fio condutor" neste caso é : a primeira lei (a conservação da energia), a segunda lei (a entropia) e a visão microscópica a partir do qual buscamos compreender os fenômenos térmicos. A outra dimensão é a da prática de sala de aula, na qual nos empenhamos em alcançar nossos objetivos, o principal deles a aprendizagem significativa e generalizada, para o aluno fazer uso do conhecimento independente do contexto. Nossa prática de sala de aula apóia-se no pensamento de Paulo Freire e de L. S. Vigotski dos quais colhemos ensinamentos que norteiam a opçãp pela criação de um ambiente de aprendizagem coletiva. Para este ambiente de aprendizado coletivo utilizamos algumas estratégias de ação pedagógica com destaque para: as aulas-trabalho (em pequanos grupos os
    alunos constroem experimentos simples qualitativos e realizam discussões a luz da teoria térmica); trabalhos de pesquisa (oportunidade para ensinar o aluno a estudar); o trabalho com textos (estimula a leitura e coloca a ciência como componente da cultura humana). Apresentamos ainda o potencial que esta prática possui para se acompanhar o desenvolvimento do curso através da análise dos relatórios das aulas-trabalho (Continução) (avaliação do curso e do desenvolvimento dos alunos). E também o potencial que reconhecemos para acompanhar o processo de formação conceitual dos alunos através da fala deles mesmos dentro de nossas aulas, para tanto recorremos ao pensamento de Vigotski e seguidores
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 175 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.