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Avaliação do desempenho de idosos normais em um protocolo de produção e reconhecimento de gestos: influência do sexo, da idade e escolaridade no perfil de normalidade

Cavalcante, Karla Rodrigues

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina 2004-09-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Avaliação do desempenho de idosos normais em um protocolo de produção e reconhecimento de gestos: influência do sexo, da idade e escolaridade no perfil de normalidade
  • Autor: Cavalcante, Karla Rodrigues
  • Orientador: Caramelli, Paulo
  • Assuntos: Recursos Audiovisuais/Normas; Idoso; Gestos; Estudos De Avaliação; Escolaridade; Desempenho Psicomotor; Apraxias; Educational Status; Audiovisual Aids/Standards; Evaluation Studies; Gestures; Psychomotor Performance; Aged
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A apraxia é uma desordem dos movimentos aprendidos que não é resultado de fraqueza ou alteração sensitiva. Esta alteração pode ser devida a um prejuízo na execução têmporo-espacial ou na própria elaboração do gesto. Um protocolo de avaliação de praxias deve conter elementos que sejam capazes de avaliar o sistema executivo sem a interferência do sistema conceitual e vice-versa. Para isso o sujeito deve produzir gestos, bem como deve ser capaz de reconhecê-los. Contudo essa avaliação pode sofrer influência de variáveis como a idade, o sexo e a escolaridade. Esse trabalho tem como objetivo avaliar a influência das variáveis sexo, idade e escolaridade no desempenho de indivíduos idosos saudáveis em um protocolo de produção e reconhecimento de gestos, bem como a confiabilidade intra e inter-examinador do protocolo de produção e a confiabilidade intra-examinador do protocolo de reconhecimento. Para isso foram avaliados 96 indivíduos divididos em dois grupos. Um grupo formado por indivíduos com idades de 60 a 74 anos e outro grupo formado por indivíduos com idades iguais ou superiores a 75 anos. Cada grupo era formado por um número igual de homens e mulheres e era subdivido em quatro grupos de acordo com a escolaridade: analfabetos, de 1 a 3 anos, de 4 a 7 anos e igual ou superior a 8 anos. No protocolo de produção de gestos solicitava-se aos indivíduos que realizassem gestos ao comando verbal e à imitação. No protocolo de reconhecimento, o indivíduo assistia a um vídeo no qual ele deveria ser capaz de discriminar gestos conhecidos de desconhecidos, gestos bem realizados de mal realizados, associar gestos a objetos, bem como nomear gestos. Os resultados revelaram que tanto a idade quanto a escolaridade influenciaram o desempenho no protocolo de produção de gestos. Os gestos ao comando verbal obtiveram menor porcentagem de acerto do que os gestos realizados à imitação. Já no protocolo de reconhecimento, as três variáveis influenciaram de forma significativa o desempenho. A análise final mostrou que, levando-se em conta a escolaridade, podemos observar três grandes grupos: os analfabetos, os indivíduos que estudaram de 1 a 7 anos e aqueles com oito ou mais anos de escolaridade. Também mostrou que os indivíduos mais velhos, a exemplo da produção, apresentam pior desempenho e que mulheres reconhecem mais gestos do que homens. Os achados estão de acordo com relatos de que o aumento da idade, a diminuição da escolaridade e mesmo o sexo são fatores capazes de influenciar o desempenho dos indivíduos em testes neuropsicológicos. O protocolo de produção apresentou elevada confiabilidade, tanto intra quanto inter-examinador, além de excelente consistência interna. O protocolo de reconhecimento também apresentou resultados satisfatórios tanto de confiabilidade inter-examinador quanto de consistência interna
  • DOI: 10.11606/D.5.2004.tde-08102014-163450
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2004-09-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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