skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Acervo Físico
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Acervo Físico
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Da ação à reflexão, da reflexão à ação um estudo de caso sobre a teoria do contrato didático no Ensino Fundamental I
Maria Ester Duarte Pedrosa Rechi Elio Carlos Ricardo
2021
Item não circula. Consulte sua biblioteca.
(Acessar)
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Da ação à reflexão, da reflexão à ação um estudo de caso sobre a teoria do contrato didático no Ensino Fundamental I
Autor:
Maria Ester Duarte Pedrosa Rechi
Elio Carlos Ricardo
Assuntos:
MATEMÁTICA -- ESTUDO E ENSINO
;
ENSINO E APRENDIZAGEM
;
INTERAÇÃO PROFESSOR ALUNO
;
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
;
PRÁTICA DE ENSINO
;
DIDÁTICA
;
ENSINO FUNDAMENTAL
;
Contrato Didático
;
Didactic Contract
;
Didática Da Matemática Francesa
;
Ensino De Matemática
;
French Mathematics Didactics
;
Grupo De Estudos
;
Mathematics Teaching
;
Study Group
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
A escola é um espaço de múltiplas relações e é a partir de cada uma delas que se dá o processo de construção do saber. Gerenciar as práticas em sala de aula envolve muitas variáveis e este trabalho se debruça mais a fundo sobre o que acontece dentro de uma sala de aula, onde o processo de ensino e aprendizagem acontece e onde se estreitam as relações entre o saber e o conhecimento, a professora e o aluno. Neste trabalho procuramos compreender, como as relações entre professora, aluno e saber matemático, estabelecidas a partir do contrato didático firmado na turma e da experiência do Grupo de Estudos, interferem na aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Analisou-se o percurso de 27 crianças de um quarto ano do Ensino Fundamental I em um trimestre escolar. Para analisar as regras que compõem o Contrato Didático, apoiamo-nos na Teoria do Contrato Didático proposta por Guy Brousseau (1996) e na concepção e classificação das regras do Contrato Didático proposta por Jonnaert (1996). A proposta foi construída a partir de etapas do Grupo de Estudos percorridas pelos estudantes e, em especial, na análise das entrevistas realizadas na escola, na busca de elementos inerentes ao Contrato Didático. Considerou-se nesta pesquisa as relações e interrelações entre os sujeitos da Relação Didática (professora/alunos, professora/aluno, aluno/aluno, aluno/alunos/, saber/aluno, saber/professora), os espaços de diálogo entre eles e como tudo isso se soma às relações de ensino e aprendizagem.
Apoiamo-nos em diversos autores (Bogdan e Biklen, 1994; Lüdke e André, 1986; Triviños, 1987) para definir o caminho metodológico desta pesquisa: estudo de caso. Eles descrevem o estudo de caso como um dos principais métodos a ser utilizado na pesquisa qualitativa em educação. Por fim, os estudantes demonstraram apropriação do seu percurso formativo e reconhecem, em um contexto explícito da atuação da professora a partir do Contrato Didático, a importância do Grupo de Estudos para o aprendizado dos conteúdos matemáticos
Data de criação/publicação:
2021
Formato:
100 p anexos.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Acesso ao doi
E-mail do autor
E-mail do orientador
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_FISICO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript