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Da ação à reflexão, da reflexão à ação um estudo de caso sobre a teoria do contrato didático no Ensino Fundamental I

Maria Ester Duarte Pedrosa Rechi Elio Carlos Ricardo

2021

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  • Título:
    Da ação à reflexão, da reflexão à ação um estudo de caso sobre a teoria do contrato didático no Ensino Fundamental I
  • Autor: Maria Ester Duarte Pedrosa Rechi
  • Elio Carlos Ricardo
  • Assuntos: MATEMÁTICA -- ESTUDO E ENSINO; ENSINO E APRENDIZAGEM; INTERAÇÃO PROFESSOR ALUNO; EDUCAÇÃO MATEMÁTICA; PRÁTICA DE ENSINO; DIDÁTICA; ENSINO FUNDAMENTAL; Contrato Didático; Didactic Contract; Didática Da Matemática Francesa; Ensino De Matemática; French Mathematics Didactics; Grupo De Estudos; Mathematics Teaching; Study Group
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A escola é um espaço de múltiplas relações e é a partir de cada uma delas que se dá o processo de construção do saber. Gerenciar as práticas em sala de aula envolve muitas variáveis e este trabalho se debruça mais a fundo sobre o que acontece dentro de uma sala de aula, onde o processo de ensino e aprendizagem acontece e onde se estreitam as relações entre o saber e o conhecimento, a professora e o aluno. Neste trabalho procuramos compreender, como as relações entre professora, aluno e saber matemático, estabelecidas a partir do contrato didático firmado na turma e da experiência do Grupo de Estudos, interferem na aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Analisou-se o percurso de 27 crianças de um quarto ano do Ensino Fundamental I em um trimestre escolar. Para analisar as regras que compõem o Contrato Didático, apoiamo-nos na Teoria do Contrato Didático proposta por Guy Brousseau (1996) e na concepção e classificação das regras do Contrato Didático proposta por Jonnaert (1996). A proposta foi construída a partir de etapas do Grupo de Estudos percorridas pelos estudantes e, em especial, na análise das entrevistas realizadas na escola, na busca de elementos inerentes ao Contrato Didático. Considerou-se nesta pesquisa as relações e interrelações entre os sujeitos da Relação Didática (professora/alunos, professora/aluno, aluno/aluno, aluno/alunos/, saber/aluno, saber/professora), os espaços de diálogo entre eles e como tudo isso se soma às relações de ensino e aprendizagem.
    Apoiamo-nos em diversos autores (Bogdan e Biklen, 1994; Lüdke e André, 1986; Triviños, 1987) para definir o caminho metodológico desta pesquisa: estudo de caso. Eles descrevem o estudo de caso como um dos principais métodos a ser utilizado na pesquisa qualitativa em educação. Por fim, os estudantes demonstraram apropriação do seu percurso formativo e reconhecem, em um contexto explícito da atuação da professora a partir do Contrato Didático, a importância do Grupo de Estudos para o aprendizado dos conteúdos matemáticos
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: 100 p anexos.
  • Idioma: Português

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