skip to main content

Pedagogia em performance: uma abordagem do ensino do teatro na escola básica

Martins, Pedro Haddad

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2017-12-15

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Pedagogia em performance: uma abordagem do ensino do teatro na escola básica
  • Autor: Martins, Pedro Haddad
  • Orientador: Koudela, Ingrid Dormien
  • Assuntos: Artes Cênicas; Teatro-Educação; Teatro Performativo; Simulação; Performatividade; Pedagogia Do Teatro; Ensino Do Teatro; Performativity; Performing Arts; Performative Theater; Simulation; Theater Pedagogy; Theater Teaching; Theater-Education
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
  • Descrição: A presente tese de doutorado busca uma pedagogia em performance - um ensino do teatro que se afirma como prática contemporânea a partir do teatro performativo. Aqui, a performatividade da criança é tomada como material poético para a construção teatral, e efetiva a experiência como prática de elaboração do conhecimento em arte. Evidencia-se no primeiro capítulo a correspondência entre teatro e pedagogia do teatro hoje, a partir do alargamento dos limites do conceito de teatro. No segundo capítulo a tensão entre as abordagens do ensino do teatro que privilegiam a livre expressão e aquelas que privilegiam um ensino diretivo, é revisitada em diálogo com autores como Winifred Ward, Peter Slade, Viola Spolin e Ingrid Koudela. A simulação é proposta como metodologia que coloca em performance a história do teatro, a partir de premissas de Thierry de Duve. Os últimos três capítulos expõem sobre a prática e a apreciação realizadas com trinta e oito turmas de alunos-atores do ensino básico, com foco em técnicas de aprendizagem e processos de encenação com crianças. Estas exposições teórico-práticas perseguem a pergunta: \"O que é ensinar/aprender teatro hoje?\"
  • DOI: 10.11606/T.27.2018.tde-19042018-110838
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2017-12-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.