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Habilidades auditivas e desempenho em tarefas de processamento fonológico de crianças com deficiência auditiva

Morais, Caroline Favaretto Martins De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto 2022-02-22

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Habilidades auditivas e desempenho em tarefas de processamento fonológico de crianças com deficiência auditiva
  • Autor: Morais, Caroline Favaretto Martins De
  • Orientador: Reis, Ana Cláudia Mirândola Barbosa
  • Assuntos: Audição; Linguagem Infantil; Deficiência Auditiva; Criança; Prótese Auditiva; Cochlear Implants; Child Language; Hearing; Hearing Loss; Child
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Introdução: Crianças com deficiência auditiva são privadas à exposição da linguagem oral apropriada, situação que causa sequelas ao sistema auditivo central mesmo considerando a plasticidade neuronal nos primeiros anos de vida. A consciência fonológica é uma habilidade desenvolvida desde a primeira infância e fundamental na alfabetização, leitura, escrita e necessita do input auditivo para sua evolução. Objetivo: Verificar o domínio das habilidades auditivas com o desempenho nos testes de consciência fonológica. Material e métodos: Foram investigadas 10 crianças com média de idade de 11,2 anos, idade auditiva de 10,8 anos e a média de escolaridade de 4,8 anos. Apresentaram média do tempo de privação auditiva de 30,8 meses sendo o mínimo de 3 e o máximo de 62 meses, todas faziam uso regular e frequente de dispositivos eletrônicos auxiliares à audição e em terapia fonoaudiológica pela abordagem aurioral. Foram aplicados os protocolos IT-MAIS, MUSS e PEACH e realizada a categorização do nível de Linguagem e Audição pela avaliação comportamental. Realizou-se o registro do potencial de longa latência P1 e MMN, com estímulo de fala /ba/ frequente e /da/ raro, a 80 dBNPS, em campo livre. A consciência fonológica foi avaliada, incluindo provas de consciência silábica e fonêmica, por meio da Prova de Consciência Fonológica por escolha de Figuras. Resultados: Todos os voluntários alcançaram pontuação máxima na pontuação de Categorias de Audição (Categoria 6) e atingiram média de 4,6 em Categorias de Linguagem (máxima = 5). Não houve correlação do nível de escolaridade dos pais com as variáveis estudadas. Todas as crianças estavam alfabetizadas no momento da coleta. Apesar dos resultados da classificação geral do PCFF, quatro crianças tiveram classificação \"Muito baixo\", duas crianças \"Baixo\" e quatro \"Médio\", nenhuma delas atingiu os níveis \"Alto\" ou \"Muito Alto\". Observou-se correlação forte positiva entre as medidas de latência de P1 e os resultados do questionário MUSS e as subcategorias de CF subtração silábica e adição fonêmica. Correlação forte negativa da amplitude do P1 e resultados das Categorias de Linguagem. Para as medidas do MMN, houve correlação forte negativa com a medida de latência do teste e o questionário IT MAIS e observou-se uma tendência de correlação com as subcategorias da PCFF (subtração silábica e adição silábica). Em relação à amplitude do MMN, observou-se correlação forte positiva com os resultados das Categorias de Linguagem. Considerações finais: Houve correlação entre as medidas de latência do P1 com os resultados do questionário MUSS, do MMN com o IT MAIS e das medidas de amplitudes do P1 e do MMN com os resultados de Categorias de Linguagem. As habilidades de consciência fonológica analisadas estão abaixo do esperado em relação à idade auditiva dos participantes. Há correlação entre P1 e Adição Fonêmica e Subtração Silábica.
  • DOI: 10.11606/D.17.2022.tde-06052022-154313
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2022-02-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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