skip to main content

Transmigração do Segundo Pré-molar Inferior - relato de caso

Daniel Berretta Moreira Alves Jesus Carlos Andreo; Ésio Fortaleza Nascimento Chaves Pedrosa; Izabel Maria Marchi de Carvalho; Deborah Queiros de Freitas Freitas; Antonio de Castro Rodrigues; Jornada Odontológica de Bauru (20. 2007 Bauru)

Resumos Bauru : FOB-USP, 2007

Bauru FOB-USP 2007

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Transmigração do Segundo Pré-molar Inferior - relato de caso
  • Autor: Daniel Berretta Moreira Alves
  • Jesus Carlos Andreo; Ésio Fortaleza Nascimento Chaves Pedrosa; Izabel Maria Marchi de Carvalho; Deborah Queiros de Freitas Freitas; Antonio de Castro Rodrigues; Jornada Odontológica de Bauru (20. 2007 Bauru)
  • Assuntos: MOLAR; PRÉ-MOLAR
  • É parte de: Resumos Bauru : FOB-USP, 2007
  • Notas: Em CD-ROM;MPC 221
  • Descrição: Distúrbios que envolvem anormalidades na erupção dentária são chamados de ectopia. Transmigração é o nome dado à ectopia que mostra dentes em áreas distantes dos processos alveolares. A angulação inicial do germe do segundo pré-molar inferior e a perda precoce dos primeiros molares inferiores permanentes pode influenciar a migração distal do segundo pré-molar inferior. Estudos têm observado que os dentes ectópicos podem ser encontrados em uma variedade de locais ao redor da cavidade bucal além de outras áreas do corpo. Há registros de dentes em seio maxilar, côndilo da mandíbula, processo coronóide, ângulo da mandíbula, órbita, palato, mento e pele. Tem sido observado que em crianças com fissuras lábio palatinas a ocorrência de anormalidades dentárias é maior que nas crianças sem fissuras. O objetivo do presente estudo é relatar um caso de migração do dente 35 para a região da incisura da mandíbula, ocorrido em um paciente do Hospital de Reabilitação em Anomalias Craniofaciais da USP, e observar se o processo de migração é semelhante ao que ocorre em indivíduos sem fissura. A apresentação do caso clínico de migração do dente 35 esta comprovada através de oito radiografias panorâmicas e uma periapical que foram realizadas durante o tratamento do paciente entre 1978 e 2002 e fazem parte do arquivo do setor de radiologia odontológica do HRAC-USP. Pode-se concluir que a migração distal intra-óssea do segundo pré-molar inferior esquerdo (dente 35)
    associada com a presença de fissura lábio palatina se trata de uma condição bastante rara, uma vez que na literatura consultada não foi encontrado nenhum caso relatado anteriormente, mas pode-se notar que ela ocorreu de forma semelhante aos indivíduos sem fissura
  • Editor: Bauru FOB-USP
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Formato: 1 CD-ROM.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.