skip to main content

Curso em ambiente virtual de aprendizagem: canteiro para germinação de comunidade de aprendizagem on line

Queiroz, Vera Cristina

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2005-04-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Curso em ambiente virtual de aprendizagem: canteiro para germinação de comunidade de aprendizagem on line
  • Autor: Queiroz, Vera Cristina
  • Orientador: Penteado, Heloisa Dupas de Oliveira
  • Assuntos: Ambiente Virtual De Aprendizagem; Metodologia Colaborativa/Comunicacional On-Line; Curso Experimental De Inglês Online; Curso Básico On-Line De Língua Estrangeira; Comunidade De Aprendizagem Colaborativa/Comunicacional; Collaborative/Communicational Learning Community; Experimental English On-Line Course; Basic On-Line Efl Course; On-Line Collaborative/Communicational Methodology; Virtual Learning Environment
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A presente pesquisa configura-se como um estudo de caso de natureza qualitativa que procurou analisar e tecer algumas considerações importantes a respeito de um curso livre experimental de inglês básico on-line - denominado Beginner Grammar Writing (BGW)-, com enfoque no desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita. Esse curso foi oferecido para alunos de diferentes países cuja língua materna não é o inglês, e ministrado, concomitantemente, por duas professoras da área, residentes em países distintos. Procurou-se verificar se o curso, que adotou uma metodologia de ensino-aprendizagem colaborativa/comunicacional, veio a se tornar uma comunidade de aprendizagem, a partir das características apontadas por vários teóricos, e das quais elegemos as seguintes: interesses comuns, empatia, sociabilidade colaborativa e tempo de exposição no grupo. Os dados obtidos foram coletados ao longo do curso em questão, no primeiro momento em que foi oferecido. Esses dados consistem em documentos digitais do curso (tais como e-mail dos alunos, e-mail trocados entre as professoras, registros de participação dos estudantes no fórum e em sessões de chat) e na observação participante da professora/pesquisadora ao longo de todo o curso. O estudo fundamentou-se nas teorias da comunicação escolar, comunicação on-line, de aprendizagem colaborativa e no referencial teórico a respeito de comunidades virtuais (de aprendizagem). A reflexão sobre os dados recolhidos e a análise efetuada apontaram algumas questões relevantes a respeito de ensino de inglês on-line na perspectiva de uma metodologia de ensino-aprendizagem colaborativo/ comunicacional e mostraram que o curso BGW atingiu o objetivo de promover a aprendizagem coletiva. A análise de dados confirmou ainda que uma comunidade de aprendizagem foi criada e é mantida como tal a partir do curso BGW aqui estudado.
  • DOI: 10.11606/T.48.2005.tde-23102007-142652
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2005-04-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.