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Educação profissional: vivência do educando de enfermagem no cuidado ao doente crítico

Appolinário, Renata Silveira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2007-10-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Educação profissional: vivência do educando de enfermagem no cuidado ao doente crítico
  • Autor: Appolinário, Renata Silveira
  • Orientador: Corrêa, Adriana Katia
  • Assuntos: Educação Em Enfermagem; Habilitação Profissional; Unidades De Terapia Intensiva; Intensive Care Units; Nursing Education; Professional Qualification
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A proposta deste estudo é compreender a experiência vivida pelo educando do curso profissionalizante de enfermagem no aprendizado do cuidado no cenário da terapia intensiva, refletindo sobre essa formação, tendo em vista as perspectivas atuais para a educação de trabalhadores para a saúde e a necessidade de construir o atendimento integral, no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Fundamenta-se em algumas idéias da abordagem fenomenológica de pesquisa. Foram realizadas observação das experiências no cenário de aprendizagem e entrevistas com onze estudantes de uma Escola Profissionalizante em Enfermagem do município de Ribeirão Preto, SP, que participavam do estágio em terapia intensiva em um hospital público no período de 31 de julho a 11 de outubro de 2006. A entrevista aberta foi conduzida a partir da questão norteadora: \"Como tem sido para você cuidar de pacientes críticos nesse momento de sua formação?\". A compreensão da experiência enfatiza o estágio de caráter essencialmente técnico, valorizando a realização de procedimentos mediante a inserção do estudante na rotina do setor, caracterizada pelo modelo biologicista predominante. Apesar disso, em algumas situações, o educando começa a perceber a pessoa internada para além da doença e da técnica, porém, elas são pouco consideradas como integrantes do processo ensinoaprendizagem, bem como a sensibilidade explicitada pelo educando pouco valorizada como dimensão essencial para a construção do compromisso ético-social. Do mesmo modo que o cuidar cotidiano é limitado no sentido de considerar a integralidade da pessoa gravemente doente, o processo ensino aprendizagem não contempla a integralidade do sujeito aprendiz que pensa, sente e age de maneira singular e inserido em um contexto social. Assim, se faz necessário rever o processo formativo, incorporando conhecimentos, habilidades e atitudes voltados à compreensão do cuidado do doente crítico no contexto de saúde atual, do mundo subjetivo e social incluindo familiares e nas questões existenciais como o cerceamento de liberdade e a possibilidade do morrer. Para tal, torna-se fundamental transcender ao treinamento técnico e construir prática educativa, condizente com a formação humanizada para o cuidado de enfermagem
  • DOI: 10.11606/D.22.2007.tde-14112007-142717
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2007-10-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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