skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Literature in the Literacy Process; A literatura no processo do letramento

Rodrigues , Patrícia Nogueira; Costa, Lidiane Rodrigues Dos Santos Da; Pereira, Gleice

Biblioteca Escolar em Revista; v. 8 n. 2 (2022); e-196468

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2022-08-08

Acesso online

  • Título:
    Literature in the Literacy Process; A literatura no processo do letramento
  • Autor: Rodrigues , Patrícia Nogueira; Costa, Lidiane Rodrigues Dos Santos Da; Pereira, Gleice
  • Assuntos: Literacy; Literature; School Library; Collaborative Work; Letramento; Alfabetização; Literatura; Biblioteca Escolar; Trabalho Colaborativo
  • É parte de: Biblioteca Escolar em Revista; v. 8 n. 2 (2022); e-196468
  • Descrição: A leitura esteve presente na sociedade desde o início da civilização e com surgimento da tecnologia possibilitou o acesso que antes não era possível. Entretanto para o indivíduo saber buscar, selecionar e fazer uso eficiente da informação precisa de competências que adquiri com a alfabetização e o letramento. A partir dessa premissa buscamos demonstrar a importância das literaturas nesse processo e como o uso de forma adequada da biblioteca escolar com atividades colaborativas desempenhadas pelo bibliotecário e docentes que visem a apropriação desta habilidade. Como método de pesquisa foi utilizado a pesquisa bibliográfica, envolvendo a revisão de literatura com estudos de 2015 a 2020 contidos nas seguintes bases de dados: Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD – IBICT). Utilizando os seguintes descritores para a busca: Letramento, Alfabetização, Literatura, Biblioteca Escolar, Trabalho colaborativo, usando os operadores booleanos AND e as aspas para criar uma pesquisa bem delimitada. Assim como documentos diretivos e normativos da educação. Como resultado fundamentamos a definição de alfabetização e letramento e como os dois andam juntos, e a importância do trabalho colaborativo do bibliotecário e dos docentes para o processo de ensino-aprendizagem.
    Reading has been present in society since the beginning of civilization and with the emergence of technology it has made it possible to access that was not possible before. However, for the individual to know how to search, select and make efficient use of information, he needs skills that I acquired with literacy and literacy. From this premise, we seek to demonstrate the importance of literature in this process and how to properly use the school library with collaborative activities performed by the librarian and teachers aimed at the appropriation of this skill. As a research method, bibliographic research was used, involving a literature review with studies from 2015 to 2020 contained in the following databases: Reference Database of Journal Articles in Information Science (BRAPCI) and in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD – IBICT). Using the following descriptors for the search: Literacy, Literacy, Literature, School Library, Collaborative work, using the Boolean operators AND and the quotation marks to create a well-defined search. As well as directive and normative documents of education. As a result, we base the definition of literacy and literacy and how the two go together, and the importance of the collaborative work of the librarian and teachers for the teaching-learning process.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/196468/184427
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2022-08-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.