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Transcrição para trombone da Suíte in A minor para flauto concertato de G. Ph. Telemann: a construção da perfomance por meio do processo transcritivo

Pacheco, Ricardo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2013-10-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Transcrição para trombone da Suíte in A minor para flauto concertato de G. Ph. Telemann: a construção da perfomance por meio do processo transcritivo
  • Autor: Pacheco, Ricardo
  • Orientador: Berg, Silvia Maria Pires Cabrera
  • Assuntos: Trombone; Transcrição; Suíte In A Minor Para Flauto Concertato; Performance; G. Ph. Telemann; Suite In A Minor For Flauto Concertato; Transcription Process; Trombone
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Concentramo-nos neste trabalho sobre o processo transcritivo da Suíte in A minor para flauto concertato, do compositor G. Ph. Telemann, com o duplo objetivo de possibilitar a ampliação do repertório solista do trombone moderno com a transcrição de uma obra barroca, e também de apresentar a transcrição de uma obra que seja possível de execução, tanto por profissionais como não profissionais. Deve-se salientar que no período barroco, o sacabuxa, antecessor do trombone moderno, embora muito utilizado, não possuía função solística e, portanto, a literatura para o trombone não conta com obras originais para o instrumento como solista durante o período barroco. No primeiro capítulo, consta uma breve historiografia sobre o sacabuxa, suas terminologias, bem como as discussões em torno da afinação em Lá ou Sib, seu registro e repertório. O segundo capítulo discorre, de forma sucinta, sobre o compositor G. Ph. Telemann, sua biografia e produção musical, a forma Suíte e a Suíte in A minor com suas danças e características. No terceiro capítulo, buscou-se considerar sobre a ornamentação barroca, a fim de se descreverem as práticas correntes no período barroco e seu respectivo emprego ao trombone moderno. No quarto e último capítulo, foram analisados o processo de transcrição e o passo a passo da construção da performance, utilizando métodos da técnica do instrumento. Pretendemos poder acrescentar a presente transcrição à literatura do trombone na área de transcrições barrocas para o instrumento.
  • DOI: 10.11606/D.27.2013.tde-06032014-103711
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2013-10-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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