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Desempenho escolar de crianças com distúrbio específico de linguagem associação entre provas que avaliam a aprendizagem escolar e o processamento da informação

Ana Paola Nicolielo G. B Fernandes; Vera Lúcia Garcia; Simone Rocha de Vasconcellos Hage; Jornada Fonoaudiológica "Profª. Dr.ª Deborah Viviane Ferrari" (14. 2007 Bauru)

Anais Bauru : FOB-USP, 2007

Bauru FOB-USP 2007

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  • Título:
    Desempenho escolar de crianças com distúrbio específico de linguagem associação entre provas que avaliam a aprendizagem escolar e o processamento da informação
  • Autor: Ana Paola Nicolielo
  • G. B Fernandes; Vera Lúcia Garcia; Simone Rocha de Vasconcellos Hage; Jornada Fonoaudiológica "Profª. Dr.ª Deborah Viviane Ferrari" (14. 2007 Bauru)
  • Assuntos: TRANSTORNOS DA LINGUAGEM INFANTIL
  • É parte de: Anais Bauru : FOB-USP, 2007
  • Notas: Em CD-ROM;MPC 224
  • Descrição: Fundamentação Teórica: Alterações da linguagem podem fazer parte das manifestações de diversos quadros que afetam o desenvolvimento infantil. Entretanto, há situações em que essas alterações são específicas, não sendo justificadas por alterações mais globais do desenvolvimento, deficiência auditiva ou interações sociais restritas. Muito se tem discutido a respeito de quais aspectos do processamento da informação lingüística mantêm uma relação mais direta com o aprendizado da linguagem escrita. Um dos temas mais debatidos nos últimos anos insere-se no âmbito do processamento fonológico, que envolve três componentes: consciência fonológica, memória de trabalho fonológica e recuperação fonológica. Objetivo: descrever o desempenho de crianças com Distúrbio Específico de Linguagem em provas de leitura, escrita, aritmética, consciência e memória seqüencial auditiva, assim como verificar se há associação positiva entre as provas que avaliam a aprendizagem escolar e as que avaliam o processamento da informação. Material e Método: 20 sujeitos com diagnóstico de DEL, cuja idade variou entre 7 e 12 anos. Os sujeitos foram submetidos ao Teste de Desempenho Escolar - TDE e às duas provas que avaliam o processamento da informação (Perfil de Habilidades e o Subteste Memória Seqüencial Auditiva - MAS - do Teste de Illinois de Habilidades Psicolingüísticas - ITPA). Resultados: a maioria dos sujeitos apresentou alteração em todas as provas realizadas. As associações entre o
    desempenho do grupo nas diferentes provas demonstram que a habilidade metafonológica apresentou associação estatisticamente significante com as habilidades de leitura (p=0,02) e escrita (p=0,02). Por sua vez, a habilidade de MSA apresentou associação estatisticamente significante apenas com a habilidade de aritmética (p=0,0003). (continua) ) Conclusão: Os resultados encontrados permitiram concluir que o desempenho escolar, assim como das habilidades de CF e MCP, mostraram-se defasados na maioria das crianças avaliadas, havendo associação positiva entre a prova de MCP e a prova de aritmética, e entre a prova de CF e as provas de leitura e escrita
  • Editor: Bauru FOB-USP
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Formato: p. 85.
  • Idioma: Português

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