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O papel ético-político da educação na superação da crise socioambiental: uma análise gramsciana

Freitas, André Luis Castro de ; Freitas, Luciane Albernaz de Araujo

Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2016-01, Vol.11 (1), p.191-203 [Periódico revisado por pares]

Araraquara: Universidade Estadual Paulista - UNESP Araraquara

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  • Título:
    O papel ético-político da educação na superação da crise socioambiental: uma análise gramsciana
  • Autor: Freitas, André Luis Castro de ; Freitas, Luciane Albernaz de Araujo
  • Assuntos: Crise socioambiental ; Educational Practices ; Educação ambiental transformadora ; Marxian thinking ; Pensamento marxiano ; Role of Education ; Social environmental crisis ; Transformative environmental education
  • É parte de: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2016-01, Vol.11 (1), p.191-203
  • Descrição: A crise socioambiental atinge proporções alarmantes, devendo ser pensada para além do meio físico e biológico. Esta se configura como um problema que abrange as dimensões: econômica, social, políticas, em suas inter-relações, estando diretamente condicionada ao modelo civilizatório vigente, o capitalismo. Tendo como suporte teórico o pensamento marxiano e os pressupostos da Educação Ambiental Transformadora, este artigo objetiva problematizar o papel da educação na superação da crise socioambiental para a construção de uma educação e, sobretudo, de uma prática pedagógica que esteja em sintonia com os anseios de contribuir com o processo contra-hegemônico. Nessa perspectiva, problematiza-se o pensamento gramsciano, sobretudo do papel ético-político da educação para a superação da crise socioambiental.
  • Editor: Araraquara: Universidade Estadual Paulista - UNESP Araraquara
  • Idioma: Português

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