skip to main content

Narrativas transmidiáticas: aprendizagem, comunicação e estratégia de conteúdo em iniciativas multi-plataforma

Valle, Andre Alves De Lima Do

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2013-11-26

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Narrativas transmidiáticas: aprendizagem, comunicação e estratégia de conteúdo em iniciativas multi-plataforma
  • Autor: Valle, Andre Alves De Lima Do
  • Orientador: Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de
  • Assuntos: Comunicação Multi-Plataforma; Narrativas Transmidiáticas; Narrativa; Multimodalidade; Mídia; Estratégia De Conteúdo; Design Educacional; Design Instrucional; Instructional Design; Narrative; Content Strategy; Multimodality; Multi-Platform Communication; Educational Design; Media; Transmedia Narratives
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: As novas dinâmicas de interação possiblitadas pela Web 2.0 reformulam a aprendizagem como atividade que se estende a diversas áreas ligadas ao saber. Aprender à luz das novas tecnologias exige estratégias que se adequem às possibilidades de interação com a informação, conforme particularidades das mídias em que elas se fazem disponíveis, as particularidades de aprendizagem de cada indivíduo e o contexto que determina necessidades de acesso. Educadores, designers instrucionais / educacionais e estrategistas de conteúdo revisam, invariavelmente, processos para melhor compreender os mecanismos pelos quais informação é transformada em conhecimento. Esses estão aptos a interpretar os métodos pelos quais indivíduos processam informação e apropriam conteúdos de origens variadas em uma prática que podemos chamar aprendizagem ou meaning making. Nesse contexto, surge o conceito de narrativas transmidiáticas, capaz de abarcar as práticas de aprendizagem que, multifacetadas, são possibilitadas pelos recursos midiáticos que compõem nosso cotidiano. A construção de significado se dá na medida em que construímos narrativas, linhas mestras coerentes que nos permitem interagir de forma eficiente com os diferentes conteúdos aos quais temos acessos. Esse trabalho investigou o conceito de narrativa e o impacto da utilização de mídias na forma de interagir com os outros e, também, com o conhecimento; a aprendizagem no contexto das narrativas transmidiáticas; dois exemplos concretos e distintos em que aprende-se através de narrativas construídas a partir do uso combinado de mídias. Por fim, buscou-se apontar novos caminhos a serem explorados por pesquisadores interessados na forma como aprendizagem e comunicação se dão em um contexto caracterizado pelas mídias digitais.
  • DOI: 10.11606/D.8.2013.tde-10022014-103956
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2013-11-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.