skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

O Grande sertão in the ruins of the class room: periphery historical formation and subjective social experience – a work report; O Grande sertão nas ruínas da sala de aula: formação histórica periférica e experiência social subjetiva – um diário de trabalho

Delmanto, Ivan

Sala Preta; v. 18 n. 1 (2018); 109-125

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes 2018-06-30

Acesso online

  • Título:
    O Grande sertão in the ruins of the class room: periphery historical formation and subjective social experience – a work report; O Grande sertão nas ruínas da sala de aula: formação histórica periférica e experiência social subjetiva – um diário de trabalho
  • Autor: Delmanto, Ivan
  • Assuntos: Pedagogia; Performance; Processo Criativo; Pedagogy; Creative Process
  • É parte de: Sala Preta; v. 18 n. 1 (2018); 109-125
  • Descrição: Este artigo tem como objeto o processo de criação do espetáculo teatral Grande sertão Grajaú: veredas e ruínas. Investiga as tensas relações entre forma teatral, abordada em suas diversas e contraditórias dramaturgias, e subjetividade. Esse processo de criação tomou como pressuposto a ideia de “formação”, inspirada na obra de Antonio Candido, Formação da literatura brasileira, que define, no campo das letras nacionais, a ambivalência característica do nosso processo de constituição cultural, marcado pelo empréstimo de formas artísticas importadas em desajuste com a realidade histórica local. Procuraremos identificar diversas manifestações de uma certa “dialética trágica” que, não obstante sua diversidade, poderia caracterizar esse processo de formação como capaz de gerar experiências sociais subjetivas tão dilaceradas quanto o seu tecido social correspondente.
    This article aims to study the creative process of the stage show Grande Sertão Grajaú: veredas e ruínas. It investigates the tense relations between the theatrical forms, approached in its diverse and contradictory dramatic structures, and subjectivity. This creative process explores the idea of “formation”, inspired by Antonio Candido’s work, Formação da Literatura Brasileira (Brazilian’s Literature Formation), which, in the national literary field, defines the ambivalence that exists in our cultural constitution process, characterized by the influence of imported artistic forms unrelated to the local historical realities. We will seek to identify several indications of a certain “tragic dialectic” and, notwithstanding its own diversity, how it could characterize this formation process capable of generating subjective social experiences as lacerated as the social fabric to which they correspond.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/120298/141510
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2018-06-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.