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Multiclassificador inteligente de falhas no domínio do tempo em motores de indução trifásicos alimentados por inversores de frequência

Godoy, Wagner Fontes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2016-04-18

Acesso online

  • Título:
    Multiclassificador inteligente de falhas no domínio do tempo em motores de indução trifásicos alimentados por inversores de frequência
  • Autor: Godoy, Wagner Fontes
  • Orientador: Goedtel, Alessandro; Silva, Ivan Nunes da
  • Assuntos: Predição De Falhas; Motor De Indução Trifásico; Inversor De Frequência; Sistemas Inteligentes; Falhas De Rotor; Falhas De Rolamentos; Falhas De Estator; Stator Faults; Rotor Faults; Bearing Faults; Inverters; Intelligent Systems; Fault Prediction; Three-Phase Induction Motor
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Os motores de indução desempenham um importante papel na indústria, fato este que destaca a importância do correto diagnóstico e classificação de falhas ainda em fase inicial de sua evolução, possibilitando aumento na produtividade e, principalmente, eliminando graves danos aos processos e às máquinas. Assim, a proposta desta tese consiste em apresentar um multiclassificador inteligente para o diagnóstico de motor sem defeitos, falhas de curto-circuito nos enrolamentos do estator, falhas de rotor e falhas de rolamentos em motores de indução trifásicos acionados por diferentes modelos de inversores de frequência por meio da análise das amplitudes dos sinais de corrente de estator no domínio do tempo. Para avaliar a precisão de classificação frente aos diversos níveis de severidade das falhas, foram comparados os desempenhos de quatro técnicas distintas de aprendizado de máquina; a saber: (i) Rede Fuzzy Artmap, (ii) Rede Perceptron Multicamadas, (iii) Máquina de Vetores de Suporte e (iv) k-Vizinhos-Próximos. Resultados experimentais obtidos a partir de 13.574 ensaios experimentais são apresentados para validar o estudo considerando uma ampla faixa de frequências de operação, bem como regimes de conjugado de carga em 5 motores diferentes.
  • DOI: 10.11606/T.18.2016.tde-03062016-111024
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2016-04-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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