skip to main content

Do imperativo ético à demonstração empírica: o Projeto Letras e Livros no Embu das Artes

Pinto, Laura Dantas De Souza

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2008-12-12

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Do imperativo ético à demonstração empírica: o Projeto Letras e Livros no Embu das Artes
  • Autor: Pinto, Laura Dantas De Souza
  • Orientador: Dias, Marina Celia Moraes
  • Assuntos: Atendimento Individualizado; Literatura; Estudos De Caso; Formação De Leitores; Formação Em Serviço De Professores; Leitura; Literacy Development; Individual Help; Case Reports; Literature
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo desta investigação foi responder à seguinte questão: o que as escolas devem fazer para realizar completamente sua tarefa de formar leitores? Eu relatei e analisei os procedimentos do projeto Letras e Livros na cidade de Embu das Artes/SP, entre os anos 2002 e 2006, que produziram uma redução substancial do número de crianças não alfabetizadas após quatro anos de escola. Os efeitos positivos desta ação fortaleceram nossa suposição, de que o apoio individual para crianças, social e cognitivamente vulneráveis, foi efetivo. Eles confirmaram também a hipótese de base psicogenética do valor das consignas de interesse pessoal e leitura cooperativa. A ampliação do repertório literário através de leitura em voz alta também foi decisiva. Os estudos de caso, produzidos durante o projeto, usados para análise e como modelo inspiradores no processo de formação, mostraram-se úteis para o aperfeiçoamento profissional da equipe.
  • DOI: 10.11606/D.48.2008.tde-30082010-100917
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2008-12-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.