skip to main content
Tipo de recurso Ver resultados con: Ver resultados con: Sumario

Recursos virtuais em aulas de laboratório de física.

Severino, Elizabeth Zaki Gonçalves

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2006-05-15

Acceso en línea. La biblioteca tiene también copias físicas.

  • Título:
    Recursos virtuais em aulas de laboratório de física.
  • Autor: Severino, Elizabeth Zaki Gonçalves
  • Orientador: Kawamura, Maria Regina Dubeux
  • Materias: Ensino De Física; Laboratório Didático; Mecânica; Recursos Virtuais; Didactic Laboratory; Mechanical; Physical Education; Virtual Resources
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas locales: Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidade Física, Química e Biologia IF/FE/IQ/IB
  • Descripción: Embora a tecnologia da informação venha sendo intensamente utilizada para o desenvolvimento de situações de ensino a distância, também é grande o potencial dos recursos virtuais em situações presenciais, em sala de aula. Nesse sentido, o presente trabalho investiga a utilização de laboratórios virtuais, em substituição às atividades de laboratórios didáticos reais. Nesse caso, os alunos fazem uso de imagens virtuais, obtidas a partir da filmagem direta dos experimentos, apresentadas sob forma de filmes e fotos instantâneas. A utilização e interação dos alunos com esses recursos virtuais foram analisadas, em situações envolvendo o conteúdo de Mecânica, em disciplinas teóricas obrigatórias e iniciais do Curso de Licenciatura em Física. Para avaliar o âmbito e eventuais limitações dessas atividades, foram utilizados estudos comparativos entre atividades equivalentes desenvolvidas em laboratórios reais e situações virtuais, tendo sido utilizados como instrumentos de pesquisa tanto relatórios entregues pelos alunos como entrevistas. Os resultados apontam uma certa equivalência do ponto de vista das relações operacionais, elaboração de gráficos e conclusões diretas desenvolvidas pelos alunos. Por outro lado, os alunos expressam certas resistências e, ao mesmo tempo, com a continuidade das atividades, os sentidos dos experimentos reais tendem a diluir-se.
  • DOI: 10.11606/D.81.2006.tde-14092015-151143
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Fecha de creación: 2006-05-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Portugués

Buscando en bases de datos remotas, por favor espere