skip to main content

Mediação e recepção nas artes da cena: a potência criadora de espectadores diante de proposições artísticas

Simões, Giuliana Martins

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2024-03-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Mediação e recepção nas artes da cena: a potência criadora de espectadores diante de proposições artísticas
  • Autor: Simões, Giuliana Martins
  • Orientador: Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
  • Assuntos: Artes Da Cena; Mediação; Recepção Teatral; Teatro Brasileiro; Brazilian Theater; Mediation; Scenic Arts; Theatrical Reception
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação.
  • Descrição: O espectador ante uma cena teatral elabora modos de criação semelhantes àqueles produzidos pelos artistas durante o processo de feitura de um espetáculo. Enquanto se relaciona com a poesia cênica apresentada, o espectador atualiza o que vê, se apropria dos elementos de linguagem, inventa possibilidades ficcionais, desfere lances analíticos, passeia entre registros de invenção e de memória, fazendo com que a leitura se efetive como um ato produtivo. Diante de uma cena teatral, assim como durante a leitura de um romance, estamos o tempo inteiro saltando entre aquilo que a obra nos mostra e aquilo que criamos a partir da proposição artística. De modo que a leitura dos diversos signos oferecidos pela cena se dá tanto sobre a cena quanto para além da cena, evidenciando o público como participante efetivo do evento artístico. Com essa tese de doutorado, pretendemos aprofundar a investigação acerca das experiências realizadas pelo Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral (iNerTE), abordando as duas linhas de atuação engendradas por esse grupo de pesquisa. A primeira se dá a partir da criação teatral do núcleo intitulada Efeito, um poema cênico, que aborda aspectos da criação poética dos espectadores A segunda sobre os debates performativos, propostos ao público logo após os espetáculos. Temos em vista, com esta pesquisa, ampliar os estudos acerca do ato produtivo do espectador, enfocando, tanto o estudo histórico da recepção para a análise do acontecimento teatral, quanto a investigação de possíveis alterações no modo de atuação do público teatral em face da produção cênica na contemporaneidade.
  • DOI: 10.11606/T.27.2024.tde-13052024-133523
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2024-03-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.