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Caracterização dos erros ortográficos em sujeitos com fracasso escolar

Talita Fernanda Gonçalves Thais dos Santos Gonçalves; Érika Ferraz; Patricia de Abreu Pinheiro Crenitte; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (18. 2010 Curitiba)

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia São Paulo v. 15, suplemento, p. 4363, 2010

São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 2010

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  • Título:
    Caracterização dos erros ortográficos em sujeitos com fracasso escolar
  • Autor: Talita Fernanda Gonçalves
  • Thais dos Santos Gonçalves; Érika Ferraz; Patricia de Abreu Pinheiro Crenitte; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (18. 2010 Curitiba)
  • Assuntos: ORTOGRAFIA; FRACASSO ESCOLAR; CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR (AVALIAÇÃO)
  • É parte de: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia São Paulo v. 15, suplemento, p. 4363, 2010
  • Notas: Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal/anais2010/
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: Muitos estudos têm sido feitos abordando as alterações de leitura e escrita em sujeitos com problemas na aprendizagem, os quais apresentam fracasso escolar, e, no entanto, pode-se apontar a escassez de pesquisas envolvendo os problemas ortográficos desses sujeitos, que comumente são encaminhados para diagnóstico e intervenção. Portanto, a análise dos tipos de erros mais comumente encontrados nas crianças com fracasso escolar merece investigação mais aprofundada. Objetivo: Caracterizar os erros ortográficos encontrados na escrita de crianças com fracasso escolar. Metodologia: Foram avaliadas 17 crianças, diagnosticadas com algum problema de aprendizagem, as quais apresentaram fracasso escolar, com idade entre 10 e 17 anos. As crianças são pacientes do Estágio de Linguagem Escrita, da Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru – USP, e recebem terapia nessa área. Para o procedimento de avaliação, foi utilizada a prova de ditado do Roteiro de Observação Ortográfica (Zorzi, 2006), composto de uma lista de 40 palavras. A aplicação do teste foi realizada durante as sessões terapêuticas, na própria clínica. Os erros foram classificados em 11 categorias e quantificados por meio de suas freqüências relativas. Resultado: Na amostra de escrita das 17 crianças, obtida por meio das 40 palavras ditadas do Roteiro de Observação Ortográfica citado, foi observada a ocorrência de 737 erros no total, sendo esses 31,3% por omissões de letras, 21,3% por representações múltiplas, 16,6% por outras trocas, 8,60 por trocas de consoantes surdas/sonoras, 6,80% por trocas de letras parecidas, 4,80% por trocas de apoio na oralidade, 3,9% por trocas de ao X am, 3,5% por acréscimo de letras, 1,9% por generalizações de regras, 0,8% por inversões de letras e 0,5% por junção/separação de letras. (continua)
    (Continuação) Conclusão: O tipo de erro mais frequente dessas crianças com fracasso escolar avaliadas é a omissão de letras, envolvendo, portanto, questões de análise fonológica, indicando falhas em processos elementares de correspondência fonema-grafema, ainda não superadas. O segundo tipo de erro mais frequente foi a troca por representações múltiplas, indicando que, independentemente do tipo de problema, compreender e dominar as regras ortográficas é uma tarefa complexa. A troca de consoantes surdas/sonoras esteve entre os tipos de erros menos freqüentes, não havendo, portanto, um grande número de dificuldade fonológica mais acentuada nesse grupo de crianças
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: p. 4363.
  • Idioma: Português

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