skip to main content

Comunicação e mundo de trabalho do jornalista o perfil dos jornalistas de São Paulo a partir da reconfiguração dos processos produtivos da informação

Cláudia Nonato Roseli Figaro

2010

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t079.8161 L732c (anexo) )(Acessar)

  • Título:
    Comunicação e mundo de trabalho do jornalista o perfil dos jornalistas de São Paulo a partir da reconfiguração dos processos produtivos da informação
  • Autor: Cláudia Nonato
  • Roseli Figaro
  • Assuntos: JORNALISMO -- BRASIL SÃO PAULO; MERCADO DE TRABALHO -- BRASIL SÃO PAULO; TECNOLOGIA; JORNALISTAS (FORMAÇÃO PROFISSIONAL) -- BRASIL; Communication; Journalists; Mundo Do Trabalho; Work; Work Activity; World Of Work
  • Notas: Dissertação (Mestrado) ; Bibliografia
  • Notas Locais: Acompanha CD - t079.8161 L732c e.1-2 (anexo);Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação.
  • Descrição: As transformações tecnológicas, culturais e de relações interpessoais ocorridas no século XX mudaram as empresas de comunicação, a relação da sociedade com a informação e os métodos e processos de trabalho dos profissionais de comunicação. Partindo da hipótese de que um novo perfil foi configurado a partir dessas transformações, esta pesquisa tem o objetivo de conhecer o jornalista que trabalha hoje no Estado de São Paulo. O binômio comunicação e trabalho, a partir da abordagem ergológica, ou seja, de atividade humana, foi o referencial teórico utilizado, em que o sujeito revela-se corno foco principal para este estudo. Como metodologia, foi adotada uma combinação de métodos quantitativos e qualitativos aplicados junto a três grupos de amostras: com jornalistas jovens, convocados a partir de redes sociais; com associados do Sindicato dos jornalistas do Estado de São Paulo; e com jornalistas da Editora Abril. A amostra foi organizada no sentido de mapear a diversidade de jornalistas atuando hoje no mercado de trabalho em São Paulo, Estado que mantém aproximadamente 31% dos jornalistas brasileiros. Para obtenção de dados optou-se pelo uso de questionário eletrônico via internet e pela utilização de um roteiro de perguntas abertas para entrevistas em profundidade. A pesquisa observou que os jornalistas são jovens e individualistas; que estão trabalhando em condições precárias, como freelancers, PJs e autônomos. Além disso, a maior parte dos profissionais não está trabalhando nas redações: está atuando em diversas outras empresas, exercendo a função de assessor de comunicação
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: 313 p il 1 CD.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.