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Fatores associados à qualidade de vida dos estudantes de Medicina

Miguel, Alice De Queiroz Constantino

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina 2020-08-26

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Fatores associados à qualidade de vida dos estudantes de Medicina
  • Autor: Miguel, Alice De Queiroz Constantino
  • Orientador: Martins, Milton de Arruda
  • Assuntos: Gerenciamento Do Tempo; Educação Médica; Estudantes De Medicina; Estudo Multicêntrico; Fatores Associados; Fatores Preditivos; Qualidade De Vida; Students Medical; Quality Of Life; Predictive Factors; Multicenter Study; Associated Factors; Education Medical; Time Management
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: INTRODUCÃO: A percepção dos estudantes de Medicina quanto a sua Qualidade de Vida no curso é pior do que sua Qualidade de Vida geral. Entre esse grupo, há alta prevalência de sintomas de sofrimento psicossocial. Sabe-se que a percepção da Qualidade de Vida no curso de Medicina está associada ao desempenho acadêmico. O objetivo deste estudo foi avaliar os fatores preditivos de Qualidade de Vida dos estudantes de Medicina brasileiros a partir de uma análise exploratória. ME?TODOS: Estudo transversal e multicêntrico com amostra nacional aleatorizada por sexo e ano do curso. Os dados foram coletados entre agosto de 2011 e agosto de 2012, por meio de uma plataforma eletrônica (plataforma VERAS). Nossos desfechos principais incluíram: autoavaliação da Qualidade de Vida geral (QVg) e da Qualidade de Vida no curso de Medicina (QVcm), medidas usando uma escala analógica de 0 (pior) a 10 (melhor). Selecionamos as seguintes variáveis como preditores: The World Health Organisation Quality of Life Assessment versão abreviada (WHOQOL-BREVE), Questiona?rio para Avaliar a Qualidade de Vida do Estudante e Residente da Área da Saúde (VERAS-Q), Inventário de Depressão de Beck (IDB), Inventário de Ansiedade Traço - Estado (IDATE), Escala de Sonolencia Diurna de Epworth (ESS), Pittsburgh Sleep Quality Index versa?o Português-Brasil (PSQI-BR), Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal de Davis (EMRI), Escala de Resiliência de Wagnild & Young (RS-14), Maslach Burnout Inventory (MBI), o Dundee Ready Education Environment Measure (DREEM). RESULTADOS: Dos 1650 estudantes aleatorizados, 1350 (81,8%) responderam todos os questionários. Ao avaliar a associação entre os resultados do estudo, a QV geral e a QV relacionada ao curso médico apresentaram correlação positiva (0,566; p < 0,001), e a média da QVg e QVcm foram 7,86 (± 1,27) e 6,51 (± 1,56), respectivamente. Ao comparar os preditores e os desfechos de Qualidade de Vida, encontramos uma correlação negativa entre a QVcm e IDB (correlação = -0,397, p < 0,001), PSQI-BR (-0,345, p < 0,001) e escores da ESS (-0,211, p < 0,001). Correlação na mesma direção foi observada entre a QVg e o IDB (-0,339, p < 0,001), IPSQI-BR (-0,276, p < 0,001) e os escores da ESS (-0,092, p < 0,001). Na avaliação pelo modelo de regressão linear múltipla, preditores significativos para maior QV incluíram: IDB acima e abaixo de uma mediana de 8 (6,96 vs. 6 na QVcm, 8,16 vs. 7,53 na QVg), PSQI-BR com mediana de 6 (6,93 vs. 6,06, 8,12 vs. 7,61), ESS na mediana 10 (6,83 vs. 6,13, 7,98 vs. 7,75), nos domínios WHOQOL- breve meio ambiente com mediana de 65,6 (6,03 vs. 7,14, 7,5 vs. 8,37), relações sociais com mediana de 66,7 (6,21 vs. 6,93, 7,62 vs. 8,34), psicológico com mediana de 62,5 (5,96 vs. 7,13, 7,49 vs. 8,31) e saúde física na mediana de 67,9 (6,04 vs. 7,2, 7,59 vs. 8,28), os domínios VERAS-Q gestão de tempo na mediana de 36,4 (5,95 vs. 7,14, 7,63 vs. 8,14), psicológico na mediana de 50 (5,97 vs. 7,07), 7,5 vs. 8,26), saúde física na mediana 53,1 (5,89 vs. 7,14, 7,35 vs. 8,4) e ambiente de ensino na mediana de 57,1 (5,94 vs. 7,12, 7,54 vs. 8,22 ), IDATE- estado na mediana 43 (6,98 vs. 6,01, 8,23 vs. 7,49), IDATE- traço na mediana 45 (7 vs. 5,99, 8,24 vs. 7,49), EMRI- no domínio Angústia Pessoal na mediana de 19 (6,65 vs. 6,34, 8 vs. 7,72), domínios do MBI, incluindo exaustão emocional na mediana de 27 (7,02 vs. 5,94, 8,14 vs. 7,57), despersonalização com mediana de 8 (6,79 vs. 6,19, 8,04 vs. 7,68) e realização pessoal com mediana de 35 (6,23 vs. 6,84, 7,68 vs. 8,1), DREEM pontuação global na mediana de 120 (6 vs. 7,04, 7,63). 8,12) e RS-14 na mediana de 81 (6,24 vs. 6,82, 7,62 vs. 8,15). O modelo de regressão em árvore demonstrou que os alunos com escore de saúde física VERAS-Q >= 60,9 e escore de gestão de tempo VERAS-Q >= 55,7 apresentaram a melhor QVcm com pontuação de 8,08 (9,63%), enquanto aqueles com pontuação de saúde física VERAS-Q < 60,9 associada a um ambiente de ensino VERAS-Q < 56,2 foram associadas a menor QVcm (3,79, 2,15%). Ao avaliar os preditores da QVg domínio de saúde física VERAS-Q com um escore >= 54,7 apresentaram o maior escore de QVg de 8,93 (8,74%), enquanto o menor escore de QVg (5,57, 1,56%) foi encontrado entre os alunos com escore de Saúde física VERAS-Q de < 54,7 associado a um escore de saúde psicológica do WHOQOL-breve < 43,8 e um escore de relações sociais do WHOQOL-breve < 20,9. As correlações encontradas na Modelagem de equações estruturais evidenciam uma associação positiva entre Qualidade de Vida do estudante de Medicina e os construtos Uso de Tempo (1,054, P < 0,000), Físico (0,0, p < 0,000), Percepção de Aprendizado (0,310, p < 0,000) e Realização Pessoal (0,223, p = 0,038). Enquanto com os construtos Despersonalização e Psicológico, a correlação foi negativa (-0,167, p = 0,004 e -0,321, p= 0,012, respectivamente). CONCLUSÕES: Ao avaliar Qualidade de Vida do estudante de Medicina nos seus amplos aspectos, sua percepção em relação a sua saúde física tem maior associação com melhor quanto pior Qualidade de Vida. Nossos dados mostram que a Gestão de tempo é um fator protetor para qualidade de vida do estudante, o que indica que as instituições de ensino, além de revisar seus currículos para incluir tempo livre para estudo e lazer, devem ofertar atividades educacionais para que eles aprimorem esta competência
  • DOI: 10.11606/T.5.2020.tde-18012021-123048
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2020-08-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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