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A exportação como estratégia de entrada em mercados internacionais: um estudo multi-caso no setor siderúrgico

Chipeio, Celmira Ulema Nahekele Alfonso

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2003-11-20

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A exportação como estratégia de entrada em mercados internacionais: um estudo multi-caso no setor siderúrgico
  • Autor: Chipeio, Celmira Ulema Nahekele Alfonso
  • Orientador: Rodrigues Filho, Lino Nogueira
  • Assuntos: Composto De Marketing; Estratégias De Internacionalização; Exportação; Marketing Internacional; Expotation; International Marketing; Internationalization Strategies; Marketing Mix
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: As tendências nos mercados globais apontam para um aumento nas atividades internacionais de negócios. Ante essa realidade, as empresas enfrentam o desafio de formular estratégias adequadas a fim de competir intemacionalmente. Este estudo teve como objetivo conhecer os fatores que podem conduzir a seleção das estratégias de internacionalização e as implicações da estratégia de exportação no composto de marketing. A revisão bibliográfica foi estabelecida mediante o levantamento da literatura sobre 05 principais aspectos do Marketing Internacional e Exportação. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e caracteriza-se como um estudo exploratório de múltiplos casos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas em três empresas do setor siderúrgico, escolhidas pelo seu desempenho, experiência e tempo de atuação no mercado internacional. A indústria siderúrgica por sua vez foi escolhida pela importância econômica, competitividade internacional e por ser um dos principais geradores de divisas para o Brasil. Os resultados indicam que existe uma convergência entre os fatores propostos pela literatura e os fatores que levam as empresas a adotarem suas estratégias de internacionalização. A análise, no entanto, permitiu identificar as exceções. Com relação às implicações das estratégias de exportação direta no composto de marketing, observaram-se pontos importantes, entre os quais: 1) ofertas de produtos com alto valor agregado; 2) maior comprometimento do fornecedor em termos de serviços e relacionamento com os clientes; 3) maior acesso a informações relacionadas aos preços em cada mercado; 4) maior controle e flexibilidade de fixar preços caso-a-caso; 5) facilidade na comunicação com os clientes; 6) canais de distribuição mais curtos.
  • DOI: 10.11606/D.12.2003.tde-08052024-152816
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2003-11-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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